Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Reprodução
Mundo

Foguete Starship explode quatro minutos após o lançamento

Não havia tripulação neste voo de teste. Veja o vídeo do lançamento e o momento da explosão

G1
por  G1
20/04/2023 15:12 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O superfoguete Starship, da SpaceX , explodiu após o lançamento nesta quinta-feira (20), minutos depois de sair da base em Boca Chica, no estado americano do Texas. Não havia tripulação neste voo de teste.

O lançamento ocorreu às 10h33 (horário de Brasília), mas a nave mais poderosa da história não conseguiu atingir a órbita terrestre.

O propulsor (Super Heavy) estava programado para se separar da cápsula da Starship, mas isso não ocorreu. A missão terminou com o veículo explodindo no céu após quatro minutos da decolagem. Desde o início da operação, a empresa não esperava reutilizar o foguete.

O voo teria duração de 1h30 se o teste tivesse sido bem-sucedido. Nesse cenário, a Starship continuaria sua subida, completando uma volta quase completa em torno da Terra antes de cair no Oceano Pacífico.

O bilionário Elon Musk, dono da SpaceX , e os funcionários da empresa comemoraram por atingir o objetivo principal que seria tirar a espaçonave do solo, segundo a agência Reuters.

A companhia afirmou nas redes sociais que as equipes continuarão os trabalhos de revisão, mas não disse as causas do incidente.

O foguete Starship é uma grande aposta da SpaceX, e a empresa havia adiado o lançamento dele na segunda-feira devido a um problema de pressurização no propulsor.

O veículo foi projetado para transportar pessoas e carga em futuras missões à Lua e a Marte. A ideia era que ele pudesse abrir caminho para viagens espaciais com até 100 pessoas em voos interplanetários.

Veja o vídeo da explosão do foguete Starship

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE