Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Florianópolis inicia testes de Covid-19 por drive-thru em casos suspeitos e espera fazer 750 exames nesta semana

Testes rápidos são realizados no Terminal de Integração da Trindade (Titri)

NSCTotal
por  NSCTotal
15/04/2020 16:13 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Florianópolis começou a aplicar testes rápidos de coronavírus por drive-thru nesta quarta-feira (15) em pessoas com suspeita da doença. A testagem é feita no Terminal de Integração da Trindade (Titri). Segundo a prefeitura, 750 testes devem ser realizados no local nesta semana.

Diorgenes Pandini, NSC Total

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, na primeira hora de atendimento foram realizados 31 testes, dos quais 4 foram positivos e 27 negativos para Covid-19. O balanço completo deve ser divulgado no fim do dia.

Os testes rápidos foram comprados pela prefeitura e chegaram à cidade nesta segunda-feira (13). Foram 25 mil unidades. Outros 10 mil testes tradicionais (PCR) também foram comprados e já estão sendo aplicados.

A testagem rápida por drive-thru em Florianópolis é feita exclusivamente em pessoas com sintomas respiratórios a partir do sétimo dia de infecção, e que tenham encaminhamento feito pela Vigilância Epidemiológica do município. A aplicação no local ocorre entre as 9h e as 16h. As pessoas são testadas sem sair do carro. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos.

Durante a manhã desta quarta, a movimentação foi tranquila. O professor Alexandre Santos, de 45 anos, foi uma das pessoas submetidas ao teste. Ele conta que tinha apresentado sintomas de Covid-19 no fim do mês de março e que na época procurou o Centro de Saúde do bairro Pantanal, quando foi considerado um caso suspeito da doença.

— A Vigilância Epidemiológica entrou em contato comigo ontem (terça-feira) e agendou a realização do teste para coronavírus, que deu negativo. O teste é tranquilo, bem simples de fazer — comentou.

A Prefeitura de Florianópolis projeta aumentar a capacidade de testes na população de acordo com a necessidade, para aprimorar as medidas de controle da pandemia. A Capital é a cidade com mais casos confirmados da doença em Santa Catarina – são 207 pessoas infectadas, segundo a última atualização do governo.

Além do drive-thru no Titri, os testes também serão feitos nos centros de saúde e, a partir de quinta-feira (16), no Aeroporto Hercílio Luz. Os passageiros serão testados na hora do desembarque, conforme avaliação clínica no local. Somente pessoas com sintomas e recomendação médica farão o exame.

Diorgenes Pandini, NSC Total

Os testes rápidos só podem ser feitos em pacientes que já apresentam sintomas a cerca de uma semana, pois medem os anticorpos que o organismo produz para enfrentar a infecção.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, caso a pessoa tenha qualquer sintoma do novo coronavírus, a recomendação é ligar para o Alô Saúde Floripa no 0800-333-3233. A central é onde os casos suspeitos são encaminhados após avaliação para a determinação de realização de exame.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE