Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Florianópolis ganha condição de metrópole segundo IBGE

Turismo, agroindústria, produção naval e empresas de tecnologia movimentam a economia, diz gerente de pesquisa.

NSC/Agência Brasil
por  NSC/Agência Brasil
25/06/2020 11:09 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Florianópolis passou à condição de metrópole segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado da pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic), com base em dados de 2018, foi divugado nesta quinta-feira (25). Vitória (ES) e Campinas (SP) também entram na lista das metrópoles brasileiras.

As três cidades passaram a figurar entre as atuais 15 metrópoles brasileiras. Com a ascensão de Campinas, único município que não é uma capital estadual, São Paulo se tornou a primeira unidade da federação a ter duas metrópoles.

Segundo o IBGE, Florianópolis, Vitória e Campinas atingiram o nível de metrópole por terem elevado o número de empresas e instituições públicas, atraindo contingentes populacionais muito significativos de outras cidades para acessarem bens e serviços.

O gerente de Redes e Fluxos Geográficos do IBGE, Bruno Hidalgo, destacou as atividades econômicas que impulsionaram o alto número de empresas nas novas metrópoles. No caso de Florianópolis, diz o pesquisador, não só o turismo é importante para a economia, mas o estado abriga agroindústria, produção naval e empresas de tecnologia.

São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e Manaus completam o grupo das metrópoles.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE