Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Florianópolis adia vacinação de idosos contra a gripe para dia 30

Objetivo é fugir do provável pico de contágio da nova doença. Imunização começa com profissionais da saúde.

Hora de SC
por  Hora de SC
23/03/2020 09:50 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria de Saúde de Florianópolis informa que a vacinação contra H1N1, que começa esta semana, será destinada inicialmente aos profissionais de saúde e às pessoas que receberão as doses em casa. A imunização de idosos de 60 a 80 anos contra a gripe foi adiada para a partir de 30 de março.

A vacinação em casa contempla idosos acima de 80 anos ou os que têm alguma dificuldade de locomoção. Cada equipe de saúde de família dos Centros de Saúde entrará em contato com essas pessoas.

A vacina influenza será aplicada a partir do dia 30 mediante apresentação de documento que comprove a idade. As doses serão oferecidas em outros pontos de vacinação fora dos Centros de Saúde para os idosos que não fizeram parte do primeiro grupo.

As medidas foram tomadas por recomendação da equipe técnica. Há um entendimento sobre a possibilidade dos casos de Covid-19 atingirem um pico no mês de abril.

Se a previsão se confirmar, o contágio deverá acontecer nesta próxima semana. Diante deste estudo técnico, a solução mais cabível, é resguardar a saúde dos idosos, público mais vulnerável à doença.

A vacina contra o H1N1 não previne contra o coronavírus, mas, facilita no diagnóstico da doença, além de proteger contra a Gripe Suína.

- Chegamos à conclusão de que não vale a pena tirar essas pessoas de casa agora, mesmo que fosse para ir se vacinar em colégios, longe de unidades de saúde. Sair de casa, no atual momento, já é um risco em si - argumentou Gean.

Postos de saúde fechados nesta segunda

Os centros de saúde estarão fechados nesta segunda-feira, 23, por conta do aniversário de Florianópolis. As Unidades de Pronto Atendimento estarão abertas.

A prefeitura orienta que todas as pessoas que tiverem dúvidas sobre o novo coronavírus ou outras orientações em saúde entrem em contato com o Alô Saúde Floripa, pelo 0800-333-3233, ou pelo aplicativo do programa. A medida evita que as pessoas sejam expostas a possíveis doenças presentes em pacientes nas unidades de saúde, ou que contaminem outras pessoas em caso de infecção.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE