Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Fisioterapia da URI chama atenção sobre os perigos do uso de narguilé

Ação especial na próxima segunda-feira, 31,marca o Dia Mundial sem Tabaco.

Assessoria
por  Assessoria
26/05/2021 22:09 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Curso de Fisioterapia da URI desenvolve na próxima segunda-feira, 31, uma ação especial para marcar o Dia Mundial sem Tabaco. A iniciativa visa, principalmente, divulgar os perigos do uso de narguilé, que têm sido causador de doenças respiratórias graves.

Conforme a coordenadora da ação, professora Ana Lucia Morsch, do Curso de Fisioterapia, o programa também tem a parceria do Rotary Kids de Erechim. Segundo ela, o narguilé, que é um costume que vem de séculos, é um equipamento utilizado para fumar tabaco, essências e também substâncias psicoativas, e que tem trazido, portanto, grandes problemas para a saúde pública.

O compartilhamento é outro fator que gera ainda mais perigo, especialmente nos tempos atuais de pandemia onde é usado principalmente por jovens que encaram isso como lazer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo planeta. Estima-se que apenas uma hora de uso de narguilé equivale a tragar de 100 a 200 cigarros, podendo levar à dependência e doenças respiratórias, câncer do pulmão e de boca, bexiga, ateresclerose, além de doenças coronarianas.

Por isso, a importância dessa campanha nesse dia para esclarecer o público fumante sobre os efeitos nocivos e mortais do tabaco e desencorajar seu uso. Entre as ações a serem desenvolvidas, está um post informativo e explicativo sobre os perigos do uso do narguilé e a associação com doenças respiratórias, além da produção de um vídeo a ser elaborado pelos participantes e, por fim, uma Live no Instagram a ser realizada na segunda-feira, com a participação de profissionais da área de saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE