Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Fiscais da Secretaria da Agricultura apreendem mais de 667 toneladas de sementes sem origem

Operação ocorreu na região central do Estado.

Ascom Seapdr
por  Ascom Seapdr
02/07/2021 22:29 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma operação da fiscalização da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) em Santiago constatou, nesta quinta-feira (1/7), o beneficiamento de sementes piratas em sacos brancos, sem etiqueta e sem documentação de origem.

Sementes piratas foram acondicionadas em sacos brancos, sem etiqueta e sem documentação de origem - Foto: Divulgação Seapdr

A operação contou com cinco engenheiros agrônomos da secretaria, que receberam uma denúncia anônima. No local, foram encontradas as seguintes sementes: 53,4 toneladas de soja, 143,2 toneladas de trigo, 6,3 toneladas de azevém, 250 toneladas de aveia preta e 214,5 toneladas de aveia branca, totalizando 667,4 toneladas.

“A comercialização das sementes está suspensa até que sejam apresentados documentos. Nós já estamos em contato com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento da capital, para que eles também tomem as providências no âmbito da competência federal”, afirma o chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (Disa) da Seapdr, Rafael Lima.

A operação foi consequência de uma denúncia anônima - Foto: Divulgação Seapdr

O ministério é responsável pela fiscalização em locais onde há beneficiamento, reembalagem e produção de sementes. A Seapdr age na parte comercial.

“Agora nós queremos identificar a origem do material vegetativo, se era de produção própria ou se havia outros envolvidos”, destaca Lima.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE