Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Sérgio Perez/Reuters
Saúde

Fiocruz vai entregar 5 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 nesta sexta

A quantidade supera a previsão inicial para esta semana em 300 mil doses.

Agência Brasil
por  Agência Brasil
21/04/2021 19:18 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que vai entregar, nesta sexta-feira (23), 5 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19 produzidas pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). A quantidade supera a previsão inicial para esta semana em 300 mil doses.

Por questões logísticas relacionadas à distribuição das vacinas, a Fiocruz passará a liberar os lotes para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) sempre às sextas-feiras. Segundo a fundação, a decisão foi tomada em conjunto com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Na semana passada, Bio-Manguinhos também liberou 5 milhões de doses, porém em duas remessas, na quarta-feira e na sexta-feira. Para a semana que vem, o cronograma prevê mais 6,7 milhões de doses, o que fará com que a fundação entregue mais de 18 milhões de doses no mês de abril.

Já o Instituto é responsável pela etapa final de produção da vacina, que consiste em envase, rotulagem e testes de qualidade (Veja mais detalhes abaixo).

As novas doses estão sendo produzidas a partir dos mais de 3 mil litros do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) vindos da China e que chegaram ao Brasil na última segunda-feira (19), após cerca de 20 dias de atraso no envio da matéria-prima. O atraso fez o Butantan suspender o envase da vacina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE