Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Fiocruz registra momento da infecção do coronavírus em célula; veja as fotos

Registro em microscopia eletrônica de transmissão foi produzido durante estudo sobre replicação viral

GZH
por  GZH
08/04/2020 15:12 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), do Rio de Janeiro, divulgou nesta quarta-feira (8) imagens de microscopia eletrônica de transmissão que mostram, em detalhe, o momento exato em que uma célula é infectada pelo coronavírus.

Para o registro, foi usada a infecção em células de linhagem Vero, frequentemente utilizada para ensaios in vitro para a replicação de vírus.

Imagem ampliada exibe partículas virais do coronavírus (pontinhos escuros) aderidas à membrana da célula Débora F. Barreto-Vieira / IOC/ Fiocruz / Divulgação

Em outro registro, é possível identificar partículas do coronavírus tentando infectar o citoplasma da célula, onde pode ser visualizado o núcleo, responsável por guardar o material genético da célula.

No detalhe da imagem, é possível observar o patógeno iniciando o processo de infecção Débora F. Barreto-Vieira / IOC/ Fiocruz / Divulgação

Em uma terceira imagem, partículas virais podem ser observadas no interior da célula.

Após a infecção e a replicação viral, é possível observar várias partículas virais (círculo branco no canto esquerdo) no interior da célula Débora F. Barreto-Vieira / IOC/ Fiocruz / Divulgação

O registro, inédito no Brasil, foi obtido durante estudo que investiga a replicação viral do SARS-CoV-2, conduzido pelos pesquisadores Débora Barreto e Marcos Alexandre Silva, do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral, e Fernando Mota, Cristiana Garcia, Milene Miranda e Aline Matos, do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE