Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Fiocruz denuncia desvio de remédios contra malária para garimpeiros em Roraima

Medicações eram destinadas ao povo yanomami

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
30/01/2023 22:15 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Remédios contra a malária destinados a uso do povo yanomami podem ter sido desviados para garimpeiros com atuação ilegal no território indígena. A denúncia, feita ao Ministério da Saúde (MS), é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“No dia 18 de janeiro, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) enviou um ofício à Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica e Medicamentos Estratégicos, da Secretaria de Ciências, Tecnologias e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (MS), para notificar o órgão a respeito de informações sobre a comercialização ilegal de um lote de medicamento (artesunato + mefloquina) produzido pelo instituto para o tratamento de malária. O medicamento em questão estaria sendo vendido por garimpeiros em localidade próxima ao território indígena yanomami”, informou a Fiocruz em nota.

Força Nacional do SUS em atendimento aos Yanomami. Foto: Igor Evagelista/ Ministério da Saúde

A fundação confirma ter entregue o lote integralmente ao Centro de Distribuição e Logística do MS. A notificação por meio de ofício ocorre como parte do protocolo interno, a fim de que o órgão esteja ciente e possa tomar as medidas que julgar cabíveis frente às informações obtidas pela Fiocruz a partir de uma denúncia.

Questionado, o Ministério da Saúde informou que vai investigar junto aos órgãos competentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE