Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Fim de semana terá chuva e chegada de massa de ar frio no Rio Grande Sul

Instabilidade persiste, com queda de temperatura em algumas regiões no domingo, em função da chegada de uma massa de ar frio.

O Sul
por  O Sul
27/05/2022 18:05 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A instabilidade que atuou no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira não vai embora, e a tendência é que os gaúchos sigam enfrentando alta umidade, períodos de chuva e garoa, com a aproximação de uma massa de ar frio que vai induzir instabilidade, segundo a MetSul Meteorologia.

A previsão do tempo da MetSul é de que novas áreas de instabilidade se formem no decorrer deste sábado e tragam chuva para grande parte do Rio Grande do Sul ao longo do dia, que mais uma vez será de muitas nuvens no Estado. A maior parte do Estado vai começar o sábado com tempo seco e sem chuva, embora as nuvens e até aberturas em algumas localidades, mas áreas de instabilidade começarão a avançar a partir do Noroeste e do Norte, levando chuva para a grande maioria das cidades gaúchas até o período da tarde.

De manhã, a instabilidade se concentra mais no Noroeste e no Norte gaúcho, e da tarde para a noite avança para o restante do Rio Grande do Sul.

A chuva, no geral, será fraca. Pontos isolados do Estado podem ter precipitação moderada a forte. Uma vez mais, nebulosidade, chuva e alta umidade devem frustrar uma maior elevação da temperatura em mais um dia com pequena amplitude térmica entre as mínimas e as máximas.

A grande maioria dos municípios gaúchos deve ter máximas inferiores aos 20ºC ou 21ºC neste sábado. Na Região Norte, o fim de semana será de tempo instável, com pancadas fortes de chuva e risco de tempestades. Em Erechim, previsão é de chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 18°C

Pixabay

Domingo

Já no domingo (29), o tempo não firma ainda. O dia começa com muitas nuvens, chuva e garoa na maioria das localidades do Rio Grande do Sul entre horas da madrugada e da manhã, mas, gradualmente, a instabilidade se afasta para o Norte e a chuva cessa na maior parte do território gaúcho, embora permaneça uma grande quantidade de nuvens.

Na Metade Norte, a instabilidade deve persistir mais no domingo com chance de chuva até o fim da tarde ou a noite.

A maioria das cidades gaúchas terá as suas mínimas no domingo ocorrendo no final do dia, pois ingressará uma massa de ar frio no Rio Grande do Sul. A chegada do ar frio em alguns pontos pode se dar com rajadas de vento. No final do domingo, os termômetros podem indicar até 9ºC a 10ºC na fronteira com o Uruguai e na Campanha, enquanto mais ao Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul a temperatura oscilará entre 15ºC e 18ºC.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE