Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação Prime Comunicação
Cidade

Filó Italiano transforma hábitos centenários em turismo

A 4ª edição do evento foi realizada na nesta sexta-feira, 19 e proporcionou aos mais de 60 participantes uma experiência cultural, com muitos pratos típicos, curiosidades e músicas italianas

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
22/05/2023 10:58 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma noite com muita música, comida boa e curiosidades culturais, e a proposta de promover o turismo, resgatar costumes e a cultura italiana dos imigrantes de Erechim. Esse foi o resultado do 4o Filó Italiano da Linha Turismo Erechim realizado na sexta-feira (19), na Cantina Andreolla, no Vale do Dourado, pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, em parceria com a La Piave Fainors.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, o Filó Italiano já é uma atração turística do município, que tem muita procura e lotação máxima. “Estamos promovendo o turismo de Erechim valorizando e preservando a cultura local, dos nossos imigrantes italianos, que ajudaram, juntos com outras etnias, a construir Erechim”, disse o secretário.

O secretário, Emerson Schelski, destacou, também, que o município está investindo no turismo e diversificando as áreas, e assim, proporcionando à população uma programação cultural o ano todo. “Estamos dando vez e voz a todos os segmentos. E a parceria com a Fainors está contribuindo com a estruturação do turismo em nosso município”, afirma.

O presidente da Federação das Associações Italianas do Norte do Rio Grande do Sul (La Piove Fainors), Marcos Aurélio Dalla Rosa, disse que a parceria com a prefeitura é muito importante para fortalecer a cultura italiana em Erechim, preservar os vínculos com a história dos imigrantes e ampliar a identidade cultural, valorizando o turismo.

Com a casa cheia, o proprietário da cantina, Ivo Andreolla, ficou satisfeito com o resultado do filó, que reuniu mais de 60 pessoas. “Estou muito feliz por vocês estarem aqui”, disse.

Conforme a técnica em Turismo, Michele Sansigolo dos Santos, do Departamento de Turismo, o Filó Italiano traz para o presente estas experiências gastronômicas e culturais, que estão presentes em muitas famílias erechinenses. “É uma iniciativa que transforma hábitos centenários em produtos turísticos. E avaliação é muito satisfatória, porque as pessoas se identificam com tudo que elas vivenciam”, afirma ela.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE