Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Filhote de boto-pescador é encontrado morto em Laguna, no Sul de SC

O filhote tinha pouco mais de 30 dias e apresentava fraturas no corpo.

NSCTotal
por  NSCTotal
24/02/2020 14:01 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um filhote de boto-pescador foi encontrado morto em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina. O animal com cerca de 30 dias estava perto dos ranchos de pesca da Vila Vitória neste domingo (23). O resgate foi feito pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, que na região de Laguna é feito pela Udesc (Universidade do Estado de SC).

Divulgação / PMP BS Laguna - Udesc

O animal foi retirado da beira da água e levado para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Udesc, onde passou por necrópsia para identificar a causa da morte. O filhote era um macho e apresentava marcas pelo corpo, além de uma fratura no maxilar e desgastes na mandíbula que ainda serão analisados pelos especialistas.

Segundo a equipe, a causa da morte do boto foi afogamento, embora os órgãos do animal aparentassem estar em boas condições.

Através do catálogo de foto-identificação do Laboratório de Zoologia da Udesc, em parceria com a UFSC, foi possível inclusive determinar que o animal morto era filhote de um outro boto monitorado pelo projeto.

O boto-pescador é um golfinho da espécie Tursiops truncatus gephyreus. O boto é protegido por lei e é uma espécie comum em Laguna, onde ajuda na pesca artesanal ao lado dos humanos na praia.

Qualquer pessoa que encontre algum animal marinho vivo ou morto no Litoral de SC pode acionar o projeto de monitoramento através do telefone 0800 642 3341. O projeto é realizado desde Laguna até Saquarema (RJ).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE