Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Fila de concessão de benefícios do INSS aumentou 6% entre janeiro e março

Acumulado de pedidos pendentes já ultrapassa 1,3 milhão de pessoas

O Sul
por  O Sul
10/05/2023 19:51 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

A fila de concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aumentou 6% entre janeiro e março. Apesar disso, o tempo médio de espera caiu de 85 para 71 dias. O acumulado de pedidos pendentes já ultrapassa 1,3 milhão de pessoas. Isso se deve principalmente para requerimentos de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), aposentadoria por idade e pensão por morte.

A análise das informações acontece a partir de números obtidos via Lei de Acesso à Informação pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). Os dados evidenciam que, em alguns casos, os benefícios estão demorando mais de cinco meses para serem liberados. É o caso, por exemplo, dos pedidos de aposentadoria por incapacidade permanente previdenciária (161 dias) ou por acidente de trabalho (164 dias) e de BPC/Loas para pessoas com deficiência (162 dias).

O advogado Diego Cherulli explica que a queda no tempo médio total de concessão tem a ver com a análise dos pedidos de auxílio-reclusão. “Esses pedidos ficaram praticamente estacionados desde o início do governo anterior. No geral, o tempo médio de concessão caiu em tudo, mas a fila aumentou”, disse

De acordo com o advogado, conforme os números recebidos, o volume de pedidos de benefícios por incapacidade, que dependem de perícia médica, diminuiu, mas a quantidade não é real. Ele explica que, no balanço do mês, foram informados apenas os auxílios-doença pós-perícia (126 mil), mas os requerimentos normais (cujos requerentes ainda não passaram por avaliação médica) não foram incluídos:

“Em março, a fila dos benefícios por incapacidade era de 208.651. Esse dado revela que a fila dos benefícios por incapacidade é ainda maior, o que pode aumentar ainda mais esse número”, frisou.

A fila que se avoluma é ainda mais crítica em estados das regiões Nordeste e Sudeste, onde se acumulam, respectivamente, 384.840 e 496.208 pedidos.

Fale com o INSS – ligue 135

Dúvidas sobre benefícios previdenciários, consulta sobre o resultado de perícias, datas e locais de pagamento de aposentadorias e pensões. A central 135 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reúne os mais variados serviços de atendimento aos segurados, mas alguns se destacam como os mais procurados por aposentados, pensionistas ou trabalhadores em geral.

A ligação é gratuita se feita de um telefone fixo. Já chamadas feitas de aparelhos celulares têm cobrança equivalente a de uma chamada local, o que deve mudar em breve. Segundo o órgão, há um trabalho para implantar nos próximos meses a gratuidade também nas chamadas feitas via celular.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE