Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Esporte

FIFA confirma realização de jogo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias

Partida inicialmente aconteceria em 5 de setembro do ano passado

Correio do Povo
por  Correio do Povo
09/05/2022 15:50 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Fifa confirmou nesta segunda-feira que o jogo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 deverá ser realizado, depois que sua Comissão de Apelação rejeitou o recurso apresentado por ambos os países.

A partida, programada inicialmente para 5 de setembro do ano passado em São Paulo, foi paralisada depois da intervenção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para retirar quatro jogadores argentinos que descumpriram os protocolos contra a Covid-19.

A Fifa decidiu em fevereiro que o jogo deveria ser remarcado e puniu os jogadores argentinos envolvidos na confusão com dois jogos de suspensão.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Associação do Futebol Argentino (AFA), que foram multadas por diversas infrações, apresentaram recursos contra estas sanções. "A Comissão de Apelação confirmou que o jogo terá que ser realizado. Além disso, mantém a multa de 50 mil francos suíços (R$ 257 mil) imposta a ambas as federações por causa da suspensão", anunciou a Fifa nesta segunda-feira em um comunicado.

No entanto, a Fifa diminuiu a multa imposta à CBF de 550 mil francos suíços para 250 mil (R$ 1,2 milhão) "como consequência das infrações em matéria de ordem pública e segurança", e a da AFA de 250 mil francos para 100 mil "por ter descumprido suas obrigações relativas aos preparativos e à participação no jogo".

A suspensão do jogo não impediu Brasil e Argentina de se classificarem para a Copa do Mundo do Catar, antes mesmo da decisão da Comissão da Fifa. Sendo assim, a partida não colocará nada em jogo do ponto de vista classificatório: o Brasil será o primeiro das Eliminatórias e a Argentina será a segunda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE