MUNDIAL
Fifa apresenta mascotes da Copa do Mundo de 2026, que será disputada no Canadá, EUA e México
Maple, Clutch e Zayu representam os países-sede com símbolos nacionais e posições em campo; Mundial terá formato inédito com 48 seleções e três anfitriões.
A Fifa apresentou nesta quinta-feira (25) as três mascotes oficiais da Copa do Mundo de 2026, que será realizada de forma inédita em três países-sede: Canadá, México e Estados Unidos. Cada mascote representa um símbolo nacional e ocupa uma posição específica em campo.

Do Canadá, a mascote é "Maple the Moose", um alce que faz referência à folha de bordo, presente na bandeira do país. Maple será o goleiro da equipe das mascotes.
Pelos Estados Unidos, o representante é "Clutch the Bald Eagle", uma águia-careca, símbolo tradicional norte-americano. O nome "Clutch" faz alusão a atletas decisivos em momentos cruciais. Ele será o meio-campista.
Já o México será representado por "Zayu the Jaguar", inspirado no felino sagrado da cultura mexicana. Com velocidade e garra, Zayu atuará como atacante.
A Copa de 2026 marcará também um novo formato da competição, com a participação de 48 seleções, e será a primeira vez na história que o torneio será disputado em três países simultaneamente.