Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Festa di Bacco 2024 valoriza produtores rurais e cultura italiana

Evento acontece ainda nos dias 4 e 11 de fevereiro, em propriedades rurais.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
29/01/2024 15:05 – atualizado há 13 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com intuito de valorizar a produção da agricultura familiar e agroindústrias, além de resgatar e cultivar a cultura italiana dos Imigrantes, a Festa di Bacco 2024 aconteceu neste fim de semana no Santuário de Fátima. Durante dois dias, 15 expositores comercializaram uva e derivados, flores, artesanatos, produtos coloniais e de agroindústrias, além das atividades contarem com apresentações culturais e jogos típicos.

Quebra na safra

Segundo a Emater/RS-Ascar, Erechim tem uma área de em torno de 60 hectares de parreirais. A expectativa inicial da safra era uma produção de 20 toneladas por hectare, mas devido à chuva excessiva entre os meses de setembro e novembro, época de floração, causando pragas e doenças, a produtividade foi reduzida em 50%, ficando em uma estimativa final de 600 toneladas de produção.

Mesmo assim, a Festa di Bacco está conseguindo atender a demanda e está realizando uma grande confraternização. O produtor Luciano Paulo Olivo celebrou as vendas do fim de semana. “Eu vendi 1.400 quilos e no final faltou uva. Foi uma venda espetacular. Achei uma Festa di Bacco muito interessante, apesar de poucos produtores de uva, mas valeu a pena”, comentou.

O produtor Alencar Rampi, além da uva, também comercializou frutas como melancia, morango, mirtilo, amora e framboesa. “Foi muito boa a feira. Agradecemos a organização pela oportunidade de participar mais um ano e desejamos continuar participando nos próximos anos”, disse.

Cultura Italiana

O presidente da Festa di Bacco, Charles Oldoni, destacou que a Festa di Bacco é feita a muitas mãos. “Com nossos grupos italianos, os produtores e muitas pessoas envolvidas, celebramos a cultura italiana com danças, músicas, jogos e comidas típicas trazidos pelos nossos imigrantes. Continuem prestigiando nossa Festa da Uva de Erechim”, disse.

A Festa di Bacco 2024 é uma promoção da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, com apoio das Secretarias de Cultura e Esporte; Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo; Gestão e Governança; e Administração; além de Emater/RS-Ascar; SUTRAF Erechim; Comissão da Uva; Feira do Produtor e grupos Italianos Avanti, Gillé e Stella Alpina. As atividades acontecerão ainda, nos dias 4 e 11 de fevereiro nas propriedades rurais. Confira programação completa clicando aqui.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE