Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Fertiliza Jacutinga: município cria Programa de Incentivo a Correção de Solo

“Fertiliza Jacutinga” tem por objetivo incentivar a correção de solo, através da doação de corretivos de acidez de solo aos produtores rurais inscritos e aprovados no programa.

Ascom/Prefeitura de Jacutinga
por  Ascom/Prefeitura de Jacutinga
21/05/2021 09:40 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última semana, foi assinado pelo Prefeito Beto Bordin a Lei Municipal nº 2887/2021, que cria o Programa de Incentivo a Correção de Solo, que será denominado “Fertiliza Jacutinga”. O Programa tem por objetivo incentivar a correção de solo, através da doação de corretivos de acidez de solo (calcário, gesso e demais corretivos) aos produtores rurais devidamente inscritos e aprovados no programa por meio do Conselho Municipal de Agricultura.

O Secretário de Agricultura Darci José De Ré, destaca que este programa é de suma importância para o incentivo à Produção, e que a Secretaria de Agricultura fornecerá total suporte aos que aderirem ao Programa. Por fim, o Secretário coloca a Secretaria a disposição para sanar eventuais dúvidas, através do telefone (54)3368-1291.

Segundo o vice-prefeito Ricardo Menegaz, poderão participar deste Programa, na primeira etapa, agricultores familiares de Jacutinga participantes dos programas PISA do SEBRAE/SENAR/FARSUL e do Programa Gestão Rural Sustentável da EMATER/ASCAR com Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP. Já na segunda etapa, poderão participar os demais agricultores familiares do Município. A responsabilidade em definir critérios e selecionar produtores rurais é da Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente, após aprovação do Conselho Municipal de Agricultura de Jacutinga.

O Prefeito Beto Bordin, destaca que o objetivo do Programa é possibilitar a correção da acidez do solo de propriedades rurais da base familiar envolvidas na atividade agrícola, pecuária e hortifrutigranjeiros, disponibilizar recursos do orçamento municipal para compra de corretivos de solo (calcário, gesso e demais corretivos), conforme regramento, melhorar as condições físicas, químicas e biológicas dos solos, bem como a sua conservação, dar acompanhamento técnico desde a retirada de amostra do solo para análise e de sua interpretação, até a distribuição dos insumos nas lavouras dos agricultores contemplados e possibilitar que pequenos produtores rurais possam utilizar os corretivos para melhoramento do solo de suas propriedades. Ao concluir, o Prefeito diz que Jacutinga já se destaca pela sua produtividade nas safras, nas variedades de soja e milho, e o objetivo deste programa é avançar ainda mais para que a produção do nosso homem do campo seja valorizada cada vez mais, e como uma das prioridades da Administração Municipal é incentivar o setor primário este é o caminho.

Quem tiver interesse em participar do Programa de Recuperação e Correção de Solo poderá se dirigir ou fazer contato junto a Secretaria Municipal de Agricultura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE