Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Ferido após ciclone bomba em SC, homem internado acompanha por vídeo o nascimento do filho

Fábio teve 50% do corpo queimado em acidente enquanto trabalhava para restabelecer energia elétrica no estado. "Fechava o olho e imaginava como se ele tivesse comigo", diz mulher.

G1
por  G1
22/07/2020 10:13 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um homem internado no hospital após sofrer um acidente de trabalho conseguiu acompanhar o nascimento do filho via celular. Ele estava em uma unidade de saúde em Chapecó, no Oeste, e o parto foi em Joaçaba, na mesma região do estado. As duas cidades ficam a cerca de 160 quilômetros de distância uma da outra.

Fábio sofreu o acidente durante o trabalho de restabelecimento da energia elétrica no estado após o "ciclone bomba" que atingiu pelo menos 200 cidades catarinenses em 30 de junho e resultou na morte de 11 pessoas. O fenômeno é considerado o maior desastre com ventos da história de Santa Catarina.

O casal Patrícia e Fábio está junto há 14 anos. Eles têm dois filhos: Bianca, de 6 anos, e Pedro, que chegou há poucos dias. O parto do menino já estava programado para julho quando, porém, logo no começo do mês, Fábio sofreu o acidente. Ele teve mais de 50% do corpo queimado e foi transferido para um hospital de Chapecó para começar o tratamento.

Pai acompanha via celular nascimento do filho — Foto: Reprodução/NSC TV
"A minha maior preocupação nem era em relação ao parto, era saber como ele estava e saber o estado de saúde dele. Assim que eu entendi que ele estava fora de perigo, estava bem, eu comecei a pensar como seria o parto", disse a mulher de Fábio, Patrícia Hoffelder.

Mesmo sem ter alta do hospital, o marido conseguiu acompanhar o parto, que ocorreu quatro dias depois do acidente. A emoção no rosto do pai do bebê foi inegável e mesmo internado e à distância, ele conseguiu dar forças para a mulher no parto.

"Naquele momento que eu estava lá preocupada com a dor que estava sentindo, se o Pedro estava nascendo saudável, pensando em tudo isso, eu escutava a voz do Fábio no fundo dizendo 'força, nega. Força, você consegue', incentivando o tempo todo. Eu fechava o olho e imaginava como se ele tivesse comigo", disse Patrícia.

Segundo a enfermeira assistencial Caroline Frilich Bringhenti, as equipes de saúde dos dois hospitais se envolveram para ajudar que o pai estivesse presente no nascimento do filho.

"Na hora, a gente já conversou com toda a equipe, com ele, com a família, com a irmã dele, de nós tentarmos articular essa videochamada no momento exato do parto. E felizmente deu certo. Foi um momento único pra todos nós, foi muito emocionante, mesmo que virtualmente", relatou a enfermeira.

Pedro, Patrício e Fábio, unidos por videochamada(Foto: Arquivo pessoal)

Pedro nasceu com saúde. Fábio continua o tratamento, agora em Florianópolis. A família tem um desejo: "Que ele possa voltar pra casa, recuperado, voltar para nossa vida todos nós juntos. Eu, o Fábio a Bianca e o Pedro", disse Patrícia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE