Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Fepam vai monitorar qualidade das águas de balneários e praias gaúchas

Ação integra o projeto RS Verão Total e começará em 19 de dezembro.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
03/11/2020 22:19 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) iniciará a 41ª temporada do projeto Balneabilidade em 19 de dezembro, com divulgações semanais sobre o monitoramento da qualidade das águas de balneários e praias gaúchas. Os dados serão liberados todas as sextas-feiras no site institucional e nas redes sociais da Fepam, além do aplicativo Balneabilidade (balneabilidade.rs.gov.br). Também haverá placas nos pontos de coleta indicando a qualidade da água.

O projeto é realizado pelo Departamento de Qualidade Ambiental da fundação. A divulgação dos resultados acontece a partir da quinta semana de monitoramento, de acordo com a Resolução Conama 274/2000. As coletas seguem até 26 de fevereiro, buscando informar aos banhistas os locais próprios e impróprios para banho.

Nos pontos de coleta, placas informarão a qualidade da água - Foto: Arquivo Sema

O monitoramento é realizado em 90 pontos distribuídos em 43 municípios. As coletas em 31 pontos em balneários de água salgada são realizadas pela equipe técnica da Gerência Regional do Litoral Norte e analisadas pelo laboratório da Fepam. Oitos pontos na Praia do Laranjal e na Laguna dos Patos são monitorados e analisados pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep). A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) monitora e analisa 51 pontos em balneários e praias litorâneas, lagunares e rios.

Para analisar as condições bacteriológicas, é utilizado o parâmetro da bactéria Escherichia coli. Sua presença indica que, naquele local, micro-organismos podem provocar doenças. Exclusivamente na Lagoa do Peixoto, em Osório, e nos balneários de Pelotas e Tapes, também é realizada a contagem de cianobactérias, organismos potencialmente produtores de toxinas que podem levar a intoxicações agudas ou crônicas.

O Projeto Balneabilidade é executado desde o verão de 1979/1980 e integra o programa RS Verão Total do governo do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE