Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Fepam divulga relatório sobre a qualidade do ar do Rio Grande do Sul em 2021

O relatório apresenta dados obtidos nas estações de monitoramento da rede automática Ar do Sul, localizadas nos municípios de Canoas, Esteio, Gravataí, Guaíba e Triunfo.

Ascom Fepam
por  Ascom Fepam
17/04/2022 19:04 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A equipe da Divisão de Monitoramento Ambiental (Dimam) da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou o Relatório Anual de Monitoramento da Qualidade do Ar do Rio Grande do Sul do ano de 2021. O documento pode ser acessado neste link.

O relatório apresenta dados obtidos nas estações de monitoramento da rede automática Ar do Sul, localizadas nos municípios de Canoas, Esteio, Gravataí, Guaíba e Triunfo. Conforme o documento, não houve registros de qualidade do ar "má" ou pior em 2021. O Índice de Qualidade do Ar (IQAr) é a ferramenta utilizada para transformar as concentrações de poluentes medidas em um único valor e leva em conta os critérios dos padrões nacionais estabelecidos pela Resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente 491/2018.

Foto: Laura Maria/Ascom Fepam

A análise considera a emissão de material particulado (MP10) e dos gases poluentes Ozônio (O3), Dióxido de Nitrogênio (NO2), Monóxido de Carbono (CO) e Dióxido de Enxofre (SO2). Assim, o índice só foi considerado inadequado em 0,06% dos dias, enquanto durante 91,55% dos dias a qualidade do ar foi boa e em 8,40% regular.

O registro de qualidade inadequada indicou o poluente SO2 e, segundo o relatório, pode ter sido decorrente de uma emissão elevada e pontual por fonte local, aliada à instabilidade atmosférica e turbilhonamento mecânico junto aos níveis mais inferiores da atmosfera, que proporcionaram a mistura das emissões de SO2 no ar enquanto era disperso em direção à estação de monitoramento.

As análises são feitas comparando os dados aos dos anos anteriores e à legislação vigente, avaliando a poluição industrial, crescimento de frota de veículos, condições meteorológicas, densidade demográfica e emissões locais, entre outros fatores. Em caso de padrões acima do recomendado, uma avaliação mais detalhada do evento é feita para buscar a causa. Em termos de concentrações médias anuais, observou-se que, em 2021, não houve alteração significativa destes poluentes no ambiente em relação aos últimos quatro anos.

Os dados que compõem os relatórios anuais são coletados diariamente, validados pela equipe da Dimam e publicados em boletins que ficam disponíveis no site da Fepam, que pode ser acessado aqui.

Níveis de emissão estabelecidos

No Brasil as Resoluções Conama 8/90, 316/02, 382/06 e 436/11 norteiam os limites das emissões, enquanto que as Resoluções Conama 5/89 e 491/18 estabelecem as diretrizes e padrões de qualidade do ar. No Rio Grande do Sul, a qualidade do ar é abordada no Capítulo III do Código Ambiental, Lei Estadual nº 15.434, de janeiro de 2020.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE