Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Feira do livro na Escola 11 de Abril em Erebango: um mundo de encantamento

A iniciativa faz parte de dois projetos desenvolvidos pelo programa A União Faz a Vida, do Sicredi, que são aplicados pelas turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental

Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
por  Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
12/11/2021 13:45 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Da sala de aula ao pátio da escola, um caminho em direção aos livros. Olhares atentos, curiosos e interessados em ter um contato mais próximo com as diferentes obras literárias. Assim foi a quinta-feira, 11, na Escola 11 de Abril, em Erebango, por meio da Feira do Livro.

Um espaço simples e organizado, que chamou a atenção de alunos e educadores. A iniciativa faz parte de dois projetos desenvolvidos pelo programa A União Faz a Vida, do Sicredi, que são aplicados pelas turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental.

Um deles, denominado: ‘Escrita, leitura e números: um mundo de descobertas e encantamento’, é coordenado pela professora Luciane Glowacki; e o outro: ‘Importância da família no contexto educacional’, tem à frente a pedagoga, Patrícia Zanoni Sbeghen.

Ambos os trabalhos têm o mesmo foco: estimular o hábito da leitura e fazer com que ele seja compartilhado entre as crianças e seus familiares.

Para tanto, além das atividades teóricas, a prática é fundamental para atingir os objetivos propostos. Diante disso, que tal uma oportunidade especial de escolher e levar para casa um livro?

Para as educadoras, como eles estão em início de alfabetização, envolvidos em aprender a ler e a escrever, sempre há uma descoberta. “Sempre procuro fazer com que isso aconteça de forma significativa, prazerosa, e agora tivemos a ideia de fazer uma feira do livro para incentivar ainda mais o contato com os livros”, destacou professora Luciane.

Do mesmo modo, professora Patrícia enalteceu que, nesse clima de retomada, inclusive de atividades presenciais, é cada vez mais perceptível que o hábito de ler e o comprometimento com a família, precisam caminhar juntos nesse mundo da aprendizagem. “Anteriormente, mesmo com as aulas à distância e trabalhos orientados, houve várias situações de “distanciamento” em relação ao estímulo à leitura e escrita.

Observamos que, quando as crianças a descobrem, é mágico, um universo de encantamento”, salientou.

Para Luciane e Patrícia, os familiares são modelos e desse modo, é interessante que sejam proporcionados momentos de leitura, assim como acontece na sala de aula, nas próprias casas. “Do mesmo modo que assistimos televisão, por exemplo, a dedicação para os livros e à contação de histórias, é essencial. Isso precisa ser leve, natural, como um passatempo e não uma obrigação para o aluno. Vale lembrar que não é necessário comprar livros, pois temos a Biblioteca Pública que está aberta para toda a comunidade”, reforçaram.

“Por meio do ler, aprende-se a escrever”

Para a diretora da Escola 11 de Abril, Lorenice Glovacki, é muito importante que o Sicredi esteja na escola, proporcionando esses momentos por meio dos projetos. “Os alunos são integrados e sentem-se parte do espaço de conhecimento. No caso da Olimpíada Literária, cujo tema foi a educação financeira, é de fundamental importância desenvolver esse debate e consciência, pois eles serão o futuro da nossa sociedade”, ressaltou.

Sobre a feira, a diretora relatou que a intenção é envolver toda a comunidade escolar e ampliar as oportunidades de leitura. Consideramos isso muito importante, sendo que é por meio do ler, que é possível aprender a escrever.

Incentivo permanente à leitura

A secretária municipal de Educação, Milena Hoppen Zanata, enfatizou que as equipes não medem esforços para promover a leitura, de modo que os alunos possam ter mais criatividade, conhecimento e ampliem o senso crítico para produzir bons textos. “Já estão sendo colhidos os frutos desse trabalho e um exemplo pode ser visto na Olimpíada Literária, onde tivemos muitos textos e, inclusive, uma aluna se destacou em âmbito de região. Para nós é uma imensa conquista”, avaliou.

Milena comentou que, enquanto Secretaria de Educação, várias ações de incentivo à leitura acontecem desde o início do ano, momento em que havia o sistema remoto de ensino. “Organizamos o projeto da Biblioteca Itinerante, onde passamos nas casas, propiciando que os alunos fizessem o empréstimo dos livros. Já quando eles voltaram efetivamente às salas de aula, investimos em mais exemplares para a Biblioteca Pública, para estimular ainda mais a procura. Agora, a escola prossegue as ações e na feira, foi possível encontrar livros com preços mais acessíveis, para ampliar o acesso dos estudantes”, pontuou.

Participação efetiva

A ideia de aproximar as famílias da escola, mais uma vez teve êxito. Prova disso, foi a mãe Marilene Wrielink que fez questão de visitar a Feira na companhia de Arthur e da pequena Aryele, que também já demonstrou interesse pelos livros.

Durante todo o dia a Feira foi visitada por alunos de várias turmas, inclusive da Escola de Educação Infantil Vó Alma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE