Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação/Expodireto
Agro

Feira aumenta espaço para Agro 4.0 e Embrapa leva Ideas for Milk ao evento pelo segundo ano consecutivo.

As cooperativas estão abrindo as portas para a agricultura digital, agregando ao setor soluções em softwares, aplicativos mobile e internet das coisas.

Assessoria/Expodireto
por  Assessoria/Expodireto
24/02/2020 14:04 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ideas for Milk estará presente na Expodireto 2020, que será realizada de 2 a 6 de março, na cidade de Não me Toque-RS. Representantes da Embrapa Gado de Leite, idealizadora da iniciativa com foco no Agro 4.0 que fomenta o surgimento de um ecossistema favorável ao desenvolvimento de startups para o agronegócio do leite, atenderão o público no Pavilhão 7 da feira.

Junto com a Embrapa, participarão cinco startups que foram reveladas pelo Ideas for Milk:

- Bionexus: Plataforma de monitoramento e gestão diária da qualidade do leite.

- Intergado Criatech: Destinado aos produtores que fazem cria e recria, realiza o monitoramento diário de bezerras e novilhas.

- Voutech: Equipamento que monitora volume e temperatura do leite em tanques de resfriamento.

- Z2S: Conjunto de sistemas que promovem a limpeza automática dos equipamentos de ordenha.

- Zeit: Equipamento portátil para a análise e monitoramento da qualidade do leite realizado dentro da propriedade.

Para as startups, esta é uma excelente oportunidade de fazer negócios. A Cowmed, que monitora nutrição, saúde e reprodução do gado de leite, uma das vencedoras do Desafio de Startups do Ideas for Milk, participou da Expodireto 2019 e foi contratada pela CCGL (Cooperativa Central Gaúcha). Este ano, a startup irá expor, no Pavilhão 5 da feira, os resultados das ações que conduziu. Na quarta-feira (4/3), as demais startups farão uma apresentação direcionada a técnicos e produtores da CCGL no espaço da Cooperativa na feira.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Bruno Carvalho, ressalta que a Cotrijal, junto com outras cooperativas, está abrindo as portas para a agricultura digital, agregando ao setor soluções em softwares, aplicativos mobile e internet das coisas.

Junto aos produtores de leite, a Cotrijal investe no Programa 4.0, do qual fazem parte as startups Cowmed e OnFarm. Em cinco meses, a cooperativa já colhe frutos na melhoria da qualidade do leite, aproveitamento de cios e redução da mastite. “Após um período de ‘choque’, as propriedades absorveram a tecnologia e os filhos dos produtores assumiram as responsabilidades na condução do Programa 4.0”, diz Renne Granato, gerente de Produção Animal da Cotrijal.

Soluções para o leite – O Ideas for Milk é uma inciativa da Embrapa Gado de Leite surgida em 2016 apenas com o Desafio de Startups. Em sua segunda edição, incorporou um hackaton, que leva o nome de Vacathon, reunindo estudantes de várias instituições de ensino. Também faz parte do Ideas for Milk a Caravana 4.0, na qual pesquisadores e analistas da Embrapa percorrem universidades em todo o país, realizando palestras sobre empreendedorismo, transformação digital e o negócio do leite, estimulando os jovens a formarem startups para atuar no segmento. Cerca de três mil estudantes de cursos como Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Engenharias, Ciência da Computação, Matemática, Química, Administração e Economia são impactados anualmente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE