Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Federações pedem ao governo gaúcho mudanças nas regras da bandeira preta

Entidades questionam a eficiência do fechamento integral das atividades comerciais

O Sul
por  O Sul
04/03/2021 17:39 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Federasul (Federação de Entidades Empresariais do RS), a Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do RS) e a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS), juntamente com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), formalizaram, em documento entregue ao governador Eduardo Leite na tarde desta quinta-feira (04), pedido de “aperfeiçoamento” das restrições impostas pela bandeira preta ao comércio varejista e atacadista não essencial.

As entidades querem o atendimento presencial restrito e o drive-thru, seguindo os mesmos protocolos do comércio varejista e atacadista de itens considerados essenciais, como monitoramento de temperatura e testagem dos trabalhadores, além da lotação de uma pessoa, com máscara, para 8m² de área útil, que já é exigido.

Protocolada no Palácio Piratini, o texto destaca a preocupação diante do agravamento da disseminação da Covid-19 no Estado, mas questiona a eficiência do fechamento integral das atividades comerciais, citando o alto custo socioeconômico da medida e sua baixa contribuição para o combate da disseminação da doença.

A carta também ressalta que as “diferenciações” de tratamento concedidos tem gerado “desequilíbrios concorrenciais graves que provocam divergências dentro do próprio setor, prejudicando a competitividade”.

As entidades pleiteiam que, na impossibilidade de o governo atender essa demanda, “sejam suspensos os prazos de pagamento do ICMS dos estabelecimentos comerciais varejistas e atacadistas de itens considerados não essenciais, bem como de serviços não essenciais, durante a vigência da bandeira preta, tendo em vista a restrição de suas atividades”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE