Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Alina Souza / CP Memória
Economia

Federação dos Caminhoneiros Autônomos do RS se posiciona contra alteração na tarifa dos pedágios

Apesar da redução de 10% no valor da tarifa básica – o total cobrado de veículos de passeio –, o preço ficará mais caro para caminhões.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
27/02/2020 17:08 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul (Fecam-RS), com sede em Canoas, se posiciona contrária à proposta do governo do Estado de alteração na tarifa dos pedágios estaduais. Apesar da redução de 10% no valor da tarifa básica – o total cobrado de veículos de passeio –, o preço ficará mais caro para caminhões. O presidente da entidade, André Costa, ressaltou que não foi consultado ou chamado para discutir o assunto.

“Além disso, não há qualquer apresentação ou justificativa clara para o público sobre os índices de aumento, a não ser a cópia do sistema de cálculo dos pedágios federais. Isso não é justificativa, pois cada rodovia tem um fluxo diferente, um custo diferente, uma situação técnica e geográfica diferente”, defende.

Para a Fecam-RS, apenas um setor – o dos caminhoneiros – está sendo penalizado quando se olha apenas o caixa. “O caminhoneiro autônomo, quando vazio, paga o pedágio do seu bolso, e esse custo está se tornando alto, competindo com o preço do óleo diesel. Por esse e muitos outros motivos, somos legítimos a discutir o assunto”, argumenta.

Costa ainda cita outras pautas da categoria que sofrem com a dificuldade de gestão do Estado, como a falta de empenho no auxílio à fiscalização no transporte, vale-pedágio, excesso de peso, segurança, entre outros. “Os governos passam, mas a categoria permanece, transportando o alimento na mesa de cada um. Isso tem que ser respeitado”, afirma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE