Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Federação Afro Umbandista informa ao Estado alteração das homenagens à Iemanjá para evitar aglomerações

Dia 2 de fevereiro é comemorado o Dia de Iemanjá, a Rainha do Mar, nas religiões de matriz africana.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
27/01/2021 21:49 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Dia 2 de fevereiro é comemorado o Dia de Iemanjá, a Rainha do Mar, nas religiões de matriz africana. Tradicionalmente, há muitas homenagens nas praias do litoral gaúcho. Manifestando preocupação pela aglomeração que poderá ocorrer, o presidente da Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul, Everton Alfonsin, se reuniu, na tarde desta quarta (27/1), com representantes do governo do Estado. O objetivo foi comunicar a posição da entidade, sendo favorável às orientações, principalmente em relação ao modelo de Distanciamento Controlado, para o enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Alfonsin comunicou que a tradicional Caminhada Luminosa à Iemanjá, realizada em Cidreira, não irá acontecer. "Além de entender o contexto em que não deve haver aglomerações, estamos cumprindo o que foi oficializado pela prefeitura do balneário, bem como o decreto do governo do Estado. Entendemos a importância de medidas de prevenção e o impacto delas na saúde de todos", reforçou.

O presidente da entidade disse que Iemanjá não ficará sem homenagem. No dia 2, às 8h, sairá do Santuário Sincrético Ecológico da Praia do Paquetá, em Canoas, uma carreata com a imagem de Iemanjá de 2,3m de altura. Vai percorrer a ERS-020 (por Viamão), entrando em Pinhal às 10h e Cidreira às 10h30, seguindo até Torres pela Interpraias.

A reunião online contou com a participação de equipes técnicas do Comitê de Dados e das secretarias da Saúde (SES) e Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE