Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Fecomércio-RS encaminha pedido de suspensão do reajuste do salário mínimo regional para Assembleia

Entidade diz que se aprovado agora vai onerar ainda mais as empresas e só agravaria a situação.

Assessoria/Fecomércio-RS
por  Assessoria/Fecomércio-RS
02/05/2020 16:31 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Após encaminhar a solicitação ao governo do Estado, agora a Fecomércio-RS envia ao presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, o pedido de retirada da proposta de reajuste e suspensão do Piso Regional (PL 35/2020) enquanto a economia do Rio Grande do Sul estiver sob o impacto da grave crise ocasionada pela pandemia do Coronavírus (Covid-19). A entidade considera que a aprovação do projeto, que tramita no Legislativo e aumenta o piso regional em 4,5%, agravaria ainda mais a situação de empresas que já vivem sob risco de fechar portas e vagas de emprego.

Assinado pelo presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn, o documento enfatiza que várias medidas estão sendo tomadas pelas empresas para amenizar esse cenário de crise e impedir um quadro de massivas demissões. “Porém, são insuficientes para evitar todos os prejuízos decorrentes desse período, especialmente do segmento de comércio e serviços. Onerar ainda mais as empresas só agravaria a situação”, reafirmou o dirigente.

O Projeto de Lei reajusta o piso regional em 4,5%, acima da inflação de 2019, de 4,31%, e ampliaria para 24% a diferença entre o mínimo nacional e o mínimo regional. O PL é de autoria do governo gaúcho que, na justificativa do projeto, afirma que os reajustes do piso regional não devem se distanciar da realidade do mercado de trabalho e nem podem configurar como um diferencial negativo de competitividade do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE