Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Febre Amarela: Município de Machadinho alerta para possíveis casos na região

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, transmitida pelo mosquito aeds aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue

Assessoria/Destaque News
por  Assessoria/Destaque News
03/02/2021 09:34 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última semana os municípios da região receberam um comunicado da 6ª Coordenadoria de Saúde de Passo Fundo, sobre a identificação de primatas mortos no município de Pinhal da Serra, acendendo um alerta para possíveis casos de febre amarela.

Diante do fato e da gravidade da doença, o município de Machadinho, por meio do setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social, orienta a população sobre a necessidade de imunização por meio de vacina e demais orientações em caso de verificação de primatas mortos.

A agente de endemias do município Helena Zonin, salienta que os animais, os bugios neste caso, são tão vítimas da doença quanto os humanos, uma vez que não são transmissores da mesma e sim vítimas da contaminação por meio da picada do mosquito transmissor. Helena complementa ainda que a região do município de Machadinho, assim como municípios do entorno, por ser um território com muitas áreas de vegetação, é a anos uma porta de entrada da febre amarela para o estado.

Uma das formas de prevenção é a vacina que está disponível na UBS, além da identificação de primatas em nosso município, principalmente se estiverem mortos. Neste caso, a orientação é de que o órgão de endemias do município seja imediatamente comunicado para que a investigação seja iniciada. É de suma importância que o animal morto não seja tocado ou removido do local onde foi encontrado.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, transmitida pelo mosquito aeds aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue. Não existe um tratamento específico para a doença. Em casos leves os sintomas são dor de cabeça, febre, náuseas e vômitos, enquanto que em casos mais graves pode levar a doenças hepáticas, cardíacas e até renais, ambas podem ser fatais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE