Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Gente

Faustão passa por cirurgia de transplante cardíaco e recebe novo coração

Operação bem-sucedida: Faustão se recupera na UTI, acompanhando a adaptação do novo órgão, de acordo com o boletim médico.

Redação/R7
por  Redação/R7
27/08/2023 17:55 – atualizado há 59 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Fausto Silva passou por cirurgia de transplante cardíaco e recebeu novo coração neste domingo (27), conforme confirmado pela assessoria de imprensa do Hospital Albert Einstein. O hospital foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, segundo o boletim médico.

A instituição informou em comunicado que foi iniciada a avaliação da compatibilidade do órgão, levando em conta o tipo sanguíneo B. A cirurgia ocorreu no início da tarde, com duração de aproximadamente 2h30, e foi realizada com sucesso.

Após a cirurgia, Faustão permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para monitorar a adaptação do órgão e controlar possíveis rejeições.

Desde o dia 5, Faustão está hospitalizado por causa de uma insuficiência cardíaca, caracterizada pela incapacidade do coração de bombear sangue para outras partes do corpo.

Os sintomas frequentes incluem dificuldade respiratória, fadiga, retenção de líquidos nas pernas (levando ao inchaço) e incapacidade de realizar atividades físicas ou tarefas que demandem esforço.

No dia 20, o hospital anunciou que Faustão entrou na fila de transplante cardíaco devido a uma piora em seu estado de saúde. O Sistema Nacional de Transplantes (SNT), juntamente com outros órgãos federais de controle, monitora as listas estaduais e regionais. As centrais atuam como intermediárias essenciais na identificação de doadores compatíveis e na alocação justa de órgãos para receptores, garantindo equidade no tratamento dos pacientes que aguardam na fila de espera.

Desde que Faustão entrou na lista de espera para transplante, sua família criou um perfil nas redes sociais chamado "Faustão do meu coração", dedicado a compartilhar histórias de doação de órgãos. Luciana Cardoso, esposa do apresentador, convida os seguidores a enviar relatos e casos por mensagem direta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE