Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Farsul divulga primeiro relatório do Índice de Insumos para a Produção de Leite

Houve uma queda de 2,56% nos custos de produção de junho, tendo nos Fertilizantes o principal responsável pelo resultado.

FARSUL - FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
por  FARSUL - FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
11/08/2022 12:50 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Farsul divulgou, nesta quarta-feira (10), o primeiro relatório do Índice de Insumos para a Produção de Leite Cru (ILC). 

O indicador tem objetivo de mensurar a variação dos preços de uma cesta de insumos que compõem 80% do custo de produção do leite e contribuir na compreensão da evolução dos custos de produção da cadeia láctea do Rio Grande do Sul. 

As primeiras informações são relativas a junho de 2022 e a atualização será mensal. Os dados também estão disponíveis no Farsul Big Data.

Houve uma queda de 2,56% nos custos de produção de junho, tendo nos Fertilizantes o principal responsável pelo resultado. Especialmente Ureia e o adubo 05-20-20 que tem a maior relevância dentro do grupo. 

A queda nos preços de milho e soja (média de 2%), principais insumos para alimentação das vacas de leite e tendo um peso muito relevante no indicador, também influenciaram nessa retração.

Outro ofensor foi a energia elétrica, que teve redução de 6% em média. Já a suplementação mineral teve elevação de 21%, sendo o destaque de alta no período. Apesar de expressiva, a queda registrada em junho ainda é inferior a abril que atingiu -5,89%.

No acumulado do ano, o ILC atingiu 4,12% em junho, ficando abaixo do IPCA (5,49%) e IPCA Alimentos (8,42%). Esta é a primeira vez, em dois anos, que a inflação medida no custo de produção do leite fica abaixo do IPCA. Em 12 meses, o ILC teve alta de 17,75%.

A Assessoria Econômica da Farsul destaca que, mesmo com a alta no acumulado, o indicador vem apresentando desaceleração. Junho foi o terceiro mês consecutivo com o indicador fechando em um patamar inferior a 20% da inflação no período.

Por outro lado, os preços dos insumos para a produção de leite cru seguem apresentando resultado superior a inflação oficial no acumulado. Em 12 meses, o IPCA registrou 11,89% e o IPCA Alimentos, 13,93%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE