Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Farmácia Solidária é inaugurada em Getúlio Vargas

Localizada na UBS Central, a unidade tem como objetivo receber doação de remédios da comunidade, consultórios médicos e da indústria farmacêutica

Prefeitura de Getulio Vargas
por  Prefeitura de Getulio Vargas
06/12/2021 14:31 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Foi inaugurada, na tarde do dia 2 de dezembro, na UBS Central, a Solidare Farmácia Solidária de Getúlio Vargas. Uma solenidade simples marcou o ato, que contou com a presença da deputada estadual Fran Somensi, autora do Projeto da Rede Farmácias Solidárias em todo o Estado. O evento contou com a presença do prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; da Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti; vereadores, secretários municipais, representantes de municípios vizinhos e comitiva da deputada.

O Programa Solidare - Farmácia Solidária foi instituído no município de Getúlio Vargas pela Lei Municipal nº 5.881, de 1º de outubro de 2021, e é destinado à conscientização, reaproveitamento, dispensação para a população e descarte de medicamentos, doação ou permuta, a instituições públicas ou privadas de assistência social, com o objetivo de auxiliar no tratamento de saúde, por meio do acesso gratuito aos medicamentos, provenientes de doações da comunidade e de instituições da sociedade civil.

O Programa Solidare é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e funcionará como um serviço complementar à assistência farmacêutica, de cunho social. O Programa consiste em receber doação de medicamentos, incluindo amostras grátis, oriundos da população, de clínicas e profissionais da saúde, de empresas do segmento farmacêutico e sua subsequente dispensação gratuita à população, sob responsabilidade técnica de um profissional farmacêutico, após avaliação visual da integridade física e da data de validade.

Os medicamentos que estiverem fora do prazo de validade ou sem condições de uso deverão ser encaminhados para fins do adequado descarte, tendo em vista o cumprimento das normas da Política de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

O fornecimento dos medicamentos à população dar-se-á mediante a apresentação de receituário médico emitido no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS e comprovação de residência em Getúlio Vargas.

SEGURANÇA

A secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti, explicou como funcionará o programa e agradeceu à Deputada Fran Somensi por apresentar o projeto ao município. Segundo ela, há mais de 10 anos o município já atua nesta maneira de distribuição recebendo doações de medicamentos da população e fazendo o descarte seguro, mas sem uma rotina. “Por meio da deputada nos foi apresentado este projeto e aderimos com a equipe preparada e disposta a atuar de forma cada vez mais segura evitando que pessoas coloquem medicamentos no lixo, dentro do prazo de validade, ou mesmo para descarte”, enalteceu Graciele. Os pontos de coleta dos medicamentos são no Hospital São Roque, Unidades Básicas de Saúde, Faculdade Ideau.

ECONOMIA PARA OS COFRES PÚBLICOS

A Deputada estadual Fran Somensi afirmou que Getúlio Vargas é a sede da 19ª unidade da Farmácia Solidária e reforçou que o Projeto Solidare consiste na doação de medicamentos através de remédios recebidos da comunidade, de consultórios médicos e da própria indústria farmacêutica, que após passarem por triagem técnica são distribuídos gratuitamente para quem mais precisa, mediante receita médica. Segundo ela, o projeto configura uma economia aos cofres públicos e para a população, além do descarte de medicamentos vencidos, cuidando também do viés ambiental.

“O objetivo é chegarmos a 50 Farmácias em todo o Estado por meio do projeto Solidare para todos", afirmou a Deputada. Para ela, estar inaugurando a Farmácia Solidária em Getúlio Vargas é muito especial, pois seu pai nasceu e viveu nesta cidade. Agradeceu ao Prefeito Soligo para abertura para o projeto, pois sabe a diferença que é ter o medicamento na mão na hora que é preciso.

O prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, disse que era uma grande alegria e um orgulho receber a Deputada Fran Somensi no município e principalmente por Getúlio Vargas poder desenvolver este projeto que fará tanto bem. Agradeceu e elogiou a deputada afirmando que sabe o quanto ela se preocupa com o outro e do seu comprometimento com este projeto. Desejou que este projeto alcance todos os municípios do Rio Grande do Sul.

A Deputada já trouxe uma grande doação de medicamentos recebidos de doação em seu Gabinete de pessoas que acreditam no projeto, seja da indústria farmacêutica, empresas ou pessoas físicas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE