Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Famurs reforça posição contrária sobre calendário escolar proposto pelo Governo do RS

Entidade pediu que o Estado não transfira a responsabilidade aos gestores municipais sobre a decisão da volta às aulas.

CP
por  CP
19/08/2020 23:06 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) reforçou, nesta quarta-feira, a posição contrária ao calendário escolar proposto peolo Governo do Rio Grande do Sul. “A posição da entidade, neste momento, é de inviabilidade. Nós temos uma preocupação com o risco que alunos e professores irão correr, não há notícias de diminuição de casos para as próximas semanas e há inúmeras questões práticas que preocupam os gestores, como transporte escolar e contratações”, justificou o presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen.

Em uma videoconferência, onde também participaram integrantes do governo estadual, os presidentes das associações regionais, Ministério Público (MP) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), a entidade pediu que o Estado "não transfira a responsabilidade aos gestores municipais sobre a decisão, de forma individual, de reabertura das instituições de ensino".

Foto: Governo do RS / Divulgação / CP

Caso a decisão fique a cargo do Executivo estadual, os municípios poderão ou não adotar medidas mais restritivas sobre o retorno das aulas.

Queda

A Famurs também propôs que o diálogo seja retomado quando os números de casos de Covid-19 diminuam de forma consistente. De acordo com a secretária de Saúde, Arita Bergmann, não há uma previsão para isto ocorra. “Não há uma resposta objetiva, uma data ou dia em que teremos segurança 100%, de que terminou a epidemia. Temos muitas dúvidas ainda, mas estamos monitorando”, declarou.

Com relação a pressão das escolas privadas de Educação Infantil, a Famurs sugeriu que o Banrisul disponibilize uma linha de crédito para financiamento com juros subsidiados até o fim do ano.

As propostas apresentadas pela Famurs serão discutidas nesta quinta-feira em uma nova reunião com a equipe do governo e com as secretarias de Articulação e Apoio aos Municípios, de Educação, de Saúde e de Justiça e Cidadania. O debate será retomado na próxima terça-feira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE