Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Família cobra resultado de investigação sobre morte de engenheiro em abordagem da BM

Polícia Civil e Corregedoria-Geral da BM prometem novidades para a próxima semana sobre apurações

GZH
por  GZH
18/06/2020 15:12 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A família de Gustavo dos Santos Amaral, engenheiro morto aos 28 anos em uma barreira da Brigada Militar em Marau, no norte gaúcho, ainda cobra das autoridades um esclarecimento sobre a morte do rapaz. Após quase dois meses do fato, ocorrido em 19 de abril de 2020, ainda estão abertas as duas investigações.

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Irmão gêmeo de Gustavo, o também engenheiro Guilherme dos Santos Amaral diz que não houve um dia ou hora, desde a morte, em que não pensasse em Gustavo. Junto com seus pais, eles chegaram a contratar um advogado para acompanhar as investigações, mas, até agora, possuem poucas informações.

Guilherme e os parentes não entendem a demora dos prazos das corporações. Para eles, o prazo da investigação é longo:

— Cinquenta e nove dias e tanto o inquérito da Polícia Civil e tanto o inquérito da Brigada Militar não foram finalizados. Através disso, começamos a entender como as coisas funcionam no Brasil e porque acontece esse tipo de violência por parte da polícia.

Família do engenheiro morto pede justiça e quer rigor na investigação Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Nesses 59 dias, família, amigos e outras pessoas incomodadas com o fato fizeram protestos em Marau, Santa Maria, onde a família mora, e também em Porto Alegre. A morte de Gustavo também foi usado como exemplo no protesto do movimento Vidas Negras Importam, em Porto Alegre.

Uma página no Facebook, Justiça para Gustavo, reúne depoimentos de amigos e pessoas que conheciam o engenheiro morto. Até esta quinta-feira (18), a página tinha 6 mil curtidas.

O pai do engenheiro, Gilmar Ferreira do Amaral, chegou a ir com pessoas que apoiam a família ao Palácio Piratini pedir uma audiência com o governador Eduardo Leite. Ele foi recebido por um assessor que prometeu encaminhar um documento levado pelos familiares.

O que dizem as autoridades

A Polícia Civil afirmou que está finalizando o relatório da investigação, que deve ser remetido ao Judiciário no máximo na segunda-feira (22). Onze pessoas foram ouvidas. Três delas são os policiais que participaram da ocorrência.

O delegado Norberto Rodrigues disse que o prazo de dois meses para a investigação é necessário para que tudo se esclareça:

_ O prazo é de fazer o trabalho mais minucioso e melhor possível. É um caso grave e que temos de enfrentar todos os ângulos. Eu acho que pela complexidade do caso, está dentro do prazo.

Ainda segundo o delegado, a polícia desistiu de fazer a reconstituição do fato em função de não identificar "divergências nos relatos".

A Brigada Militar informou que o inquérito policial militar foi finalizado pelo encarregado e está sendo analisado pela Corregedoria-Geral, em Porto Alegre. A corporação detalhou que a conclusão deve ser encaminhada ao Tribunal de Justiça Militar na próxima semana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE