Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Falta de chuva preocupa em Cruzaltense

Grande parte dos agricultores ou vai tentar replantar as lavouras de milho ou vai migrar para a soja que está com o plantio atrasado.

Assessoria/ Marli Bertotti
por  Assessoria/ Marli Bertotti
23/11/2020 14:56 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Nos últimos três meses, a área rural de Cruzaltense registrou apenas chuvas esparsas. Segundo o escritório municipal da Emater, em alguns locais a chuva não passou de 15 milímetros no período. Os maiores prejuízos estão sendo verificados nas lavouras de milho, atingidas pela seca na fase de desenvolvimento das plantas. O potencial produtivo é tão baixo que as perdas são de, no mínimo, 70%. O engenheiro agrônomo André Gazoni, avalia que o milho não poderá ser usado para silagem por causa do crescimento pouco uniforme e deficiência de massa verde. “Este problema traz consequências imediatas na produção de leite. A oferta de alimento para os animais nas pastagens diminuiu muito e os estoques de silagem estão baixos”, avalia.

Grande parte dos agricultores ou vai tentar replantar as lavouras de milho ou vai migrar para a soja que está com o plantio atrasado. Pelo zoneamento agrícola já poderia ter iniciado no dia 10 de outubro, no entanto, falta umidade no solo para iniciar a operação. O município de Cruzaltense é essencialmente agrícola e os prejuízos na safra de verão devem afetar a economia pelo menos nos próximos 12 meses. O prefeito, Kely José Longo, deve decretar situação de emergência no município. Esta é a segunda vez neste ano que o município é afetado pela falta de chuvas. Em março, a seca prejudicou a produção de milho, soja, feijão e leite, somando prejuízos de R$ 14,7 milhões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE