Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Força Aérea Brasileira
Mundo

FAB coloca aviões de prontidão para retirada de brasileiros da Ucrânia

Aeronaves são do mesmo modelo usado em outras missões humanitárias.

G1
por  G1
26/02/2022 19:53 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Força Aérea Brasileira (FAB) pretende iniciar na próxima terça-feira (1º) uma operação com duas aeronaves KC-390 que irão à Polônia repatriar brasileiros que conseguiram deixar a Ucrânia.

Desde quinta-feira (24), a Ucrânia tentar conter uma invasão da Rússia, que deflagrou a maior ofensiva militar registrada na Europa desde o final da Segunda Guerra Mundial. Em razão do ataque russo, centenas de brasileiros tentam fugir do país.

De acordo com documentos obtidos pela TV Globo, a FAB encaminhou para adidos no exterior as solicitações de voo e pouso em aeroportos de Cabo Verde, Portugal e Polônia. A mesma solicitação pede para que outros países da África e da Europa autorizem a passagem das aeronaves brasileiras por seus espaços aéreos.

O uso das aeronaves da FAB foi determinado pelo presidente Jair Bolsonaro, que até o momento não condenou de forma direta a invasão russa à Ucrânia.

De acordo com a FAB, os KCs-390 Millennium que irão à Polônia são do mesmo modelo empregado para transportar doações para vítimas da explosão em Beirute, no Líbano, em 2020, e para prestar apoio às vítimas do terremoto do ano passado no Haiti.

Conforme o plano de resgate do governo brasileiro, os dois KCs-390 sairão do Recife (PE) na manhã de terça-feira (1º) e farão escalas em Cabo Verde e Portugal. As aeronaves devem chegar na tarde de quarta-feira (2) à Polônia, no aeroporto de Varsóvia. Caso não seja possível utilizar o aeroporto, FAB prevê como alternativa o pouso em Cracóvia.

O retorno ao Brasil está programado para começar na mesma quarta, também com escalas em Portugal e Cabo Verde. A chegada ao Brasil, via Recife, está prevista para a manhã de quinta-feira (3).

Uma missão com oito diplomatas brasileiros deve chegar à Polônia na segunda-feira (28) para preparar a operação de embarque dos brasileiros. Uma circular do Itamaraty foi enviada aos postos onde estão lotados os funcionários que irão à Polônia. Diz a circular:

"Informo. No contexto da eclosão do conflito militar entre Ucrânia e Rússia, está sendo designada missão à região com vistas a verificar condições e ultimar eventuais preparativos para retirada de brasileiros que se encontram na Ucrânia, ademais prestar assistência consular a nacionais eventualmente evacuados".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE