Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Exposição marca homenagem ao Modernismo no Belas Artes

A abertura da exposição contou com apresentações de música, dança, teatro e um desfile de artes visuais.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
16/08/2022 10:25 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Na tarde desta segunda-feira (15), aconteceu a abertura de uma exposição em homenagem ao Centenário da Semana de Arte Moderna e ao Modernismo no Centro de Belas Artes Osvaldo Engel – cultural, técnico e profissional. A abertura da exposição contou com apresentações de música, dança, teatro e um desfile de artes visuais.

Até o dia 31 de agosto os trabalhos de professores e estudantes ficarão em exposição no hall de entrada e corredores do Centro de Belas Artes. A visitação pode ser feita das 8h às 11h e das 13h30 às 20h.

Divulgação

Conceito da exposição

A Semana de Arte Moderna aconteceu de 13 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, e teve o envolvimento de artistas e intelectuais, tornando-se um marco da cena cultural brasileira. A semana não foi um grande sucesso na época, mas o modo como foi retratada posteriormente garantiu o seu lugar dentro da história do Brasil.

Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias. Juntos eles buscam uma renovação social e artística no país, evidenciada na “Semana de 22”.

O evento chocou parte da população e trouxe à tona uma nova visão sobre os processos artísticos, bem como a apresentação de uma arte “mais brasileira”. Houve um rompimento com arte acadêmica, contribuindo para uma mudança estética e para o Movimento Modernista no Brasil.

O diretor do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel, Juliano dos Santos, comentou que além de celebrar, é importante entender o movimento que foi a Semana de 22. “Muitas coisas se aproximam do que estamos produzindo hoje, nas diversas artes, não só visuais, mas também na dança, música e teatro. Nossos estudantes foram incentivados a estudar esse movimento e nos brindam com uma belíssima exposição”, explica o diretor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE