REFLEXÃO

Exposição “Elas Não Estão Mais Aqui” leva reflexão sobre feminicídio a Severiano de Almeida

Mostra itinerante denuncia o feminicídio e promove reflexão sobre a violência contra as mulheres

Por Redação Publicado em 06/06/2025 11:07 - Atualizado em 06/06/2025 11:54

A exposição itinerante “Elas Não Estão Mais Aqui” propõe uma profunda reflexão sobre o feminicídio — a forma mais extrema da violência de gênero. A iniciativa busca dar visibilidade às vítimas, sensibilizar o público e fomentar o debate sobre a prevenção e o enfrentamento da violência contra as mulheres.

Criada pelo Coletivo Ecofeminista do Alto Uruguai, com sede em Erechim (RS), a mostra está em exibição em Severiano de Almeida nos próximos dias, em espaços públicos, graças à articulação da psicóloga Monique Rosset, em parceria com o Departamento de Cultura e Turismo do município.

Na cidade, a exposição passou por diversas instituições, como as secretarias de Educação, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social/CRAS, além da Unidade Básica de Saúde e o prédio administrativo da Prefeitura. Alunos da rede pública também participaram da ação com atividades educativas e visitas aos locais de exibição.

A mostra utiliza pares de calçados femininos como símbolo das vidas interrompidas: mulheres assassinadas por companheiros ou ex-companheiros. Dispostos com cuidado, os sapatos se transformam em potentes metáforas da ausência, da dor e da brutalidade que marca cada história real representada.

Mais do que denunciar, a exposição ocupa o espaço público como forma de reivindicar políticas públicas eficazes, acolhimento às vítimas e a construção de uma sociedade baseada no respeito, na equidade e na justiça social.

O Coletivo Ecofeminista do Alto Uruguai é uma associação sem fins lucrativos, formada por mulheres comprometidas com o empoderamento feminino, os direitos humanos e a luta por uma sociedade mais justa e igualitária.