Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Exposição de morcegos na Expodireto Cotrijal 2022 ensina a reconhecer espécie causadora da raiva bovina

Fotografias, desenhos e animais dissecados estarão à mostra dentro de um micro-ônibus da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal 2022
por  Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal 2022
07/03/2022 10:41 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Durante a Expodireto Cotrijal (07 a 11/03), em Não-Me-Toque, a Emater/RS-Ascar mostra como diferenciar a espécie de morcego hematófago (Desmodus rotundus), que transmite a raiva bovina. Fotografias, desenhos e animais dissecados estarão à mostra dentro de um micro-ônibus da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

“O micro-ônibus é preparado para este objetivo, a identificação dos morcegos que transmitem a raiva”, explicou o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Vilmar Wruch Leitzke. “Nem todos os morcegos são transmissores da doença”, ponderou.

DOENÇA

A raiva bovina é causada por vírus. O principal transmissor dessa doença é o morcego que se alimenta de sangue (hematófago).

O bovino doente se afasta do rebanho, tem dificuldade para deglutir e para de ruminar, sua pupila fica dilatada e os pelos eriçados, começa a salivar e a andar cambaleando. Na maioria dos casos, a raiva bovina leva à morte.

Por se tratar de uma zoonose, a raiva bovina pode ser transmitida aos seres humanos que mantiverem contato com a saliva e fezes dos animais infectados.

A prevenção está associada ao controle da população de morcegos hematófagos e isso pode ser conferido no Espaço Casa da Emater/RS-Ascar na Expodireto, em Não-Me-Toque, que acontece até a próxima sexta-feira (11/03) no Parque da Expodireto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE