Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Expointer - Aumenta número de expositores no Pavilhão da Agricultura Familiar

Feira começa neste sábado e vai até o dia 04 de setembro, em Esteio

Assessoria/Emater
por  Assessoria/Emater
24/08/2022 18:01 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Nesta 45ª edição da Expointer, o local reservado para exposição da produção de agroindústrias familiares contará com 337 empreendimentos, dez a mais do que a edição de 2019, a última presencial, antes da pandemia da Covid-19. O Pavilhão da Agricultura Familiar há 24 anos é um espaço de divulgação e comercialização dos empreendimentos familiares, muitos assessorados pela Emater/RS-Ascar, desde a Assistência Técnica na produção de matérias-primas e seu processamento, até a elaboração de projetos das agroindústrias e na comercialização. 

Foto : Rogério Fernandes

Nesta Expointer, que inicia neste sábado (27/08 a 04/09), participam do Pavilhão da Agricultura Familiar 268 agroindústrias, 52 empresas de artesanato e 17 de flores, plantas e mudas. Os produtores vêm de diversas regiões, totalizando 166 municípios, sendo seis de outros estados. A Expointer acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio e o Pavilhão fica localizado na quadra 09, ao lado do espaço da Emater/RS-Ascar.

Os visitantes que passarem pelo Pavilhão poderão encontrar diversos produtos, como queijos, salames, mel, vinhos, cachaças, panificados, geleias, compotas e outros vários produtos típicos da agricultura familiar. A área de orgânicos contará com 21 empreendimentos. Além disso, serão instaladas quatro cozinhas para produção de pratos com alimentos provenientes da agricultura familiar.

“Com a retomada da feira, sem restrições severas, estamos otimistas, esperamos recorde de público e de vendas no Pavilhão, superando o ano de 2019, quando foram comercializados mais de 4,5 milhões de reais”, destaca Bruna Fogiato, diretora do departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rural (Seapdr).

10º CONCURSO

A 24ª edição do Pavilhão da Agricultura Familiar vai sediar o 10° Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, que tem como objetivos estimular e incentivar a constante melhoria da qualidade dos produtos para a manutenção e abertura de mercados consumidores; incentivar os produtores à qualificação dos produtos e processos, destacando a importância da regularização dos estabelecimentos, tornando os produtos competitivos e aceitos no mercado formal; e promover e divulgar a qualidade dos produtos tradicionais da agroindústria familiar.

Além das categorias Vinho tinto de mesa seco, Suco de uva integral, Queijo colonial, Cachaça prata, Cachaça envelhecida, Salame tipo italiano e Mel, nesta edição da feira, o tradicional Concurso dos Produtos da Agroindústria Familiar contará com duas novas categorias: Linguiça de carne suína defumada e Doce de leite, e tem como Teste de aceitabilidade as categorias Cuca italiana e Cuca alemã. O concurso acontece no final de agosto (29 a 31/08), sendo a divulgação dos vencedores das respectivas categorias, logo após a apuração das notas, na sexta-feira da próxima semana (02/09), às 10h, no Pavilhão da Agricultura Familiar, junto ao espaço institucional da Seapdr.

Cada categoria do concurso terá cinco jurados, que vão avaliar critérios diferentes para cada produto. Todos os produtos participantes do 10º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar na Expointer 2022 deverão ter seus registros válidos junto ao órgão sanitário, tributário e ambiental competente.

Categoria Data e Horário

- Vinho Tinto de Mesa Seco e Suco de Uva Integral, dia 29.08, às 9h (segunda)

- Queijo Colonial, dia 29.08, às 14h (segunda)

- Doce de leite, dia 29.08, às 16h (segunda)

- Cachaça Prata e Cachaça Envelhecida Premium, dia 30.08, às 9h (terça)

- Salame tipo italiano e Linguiça de Carne Suína Defumada, dia 30.08, às 14h (terça)

- Mel, dia 30.08, às 16h (terça)

- Cucas variadas italiana e Cucas variadas alemã, dia 31.08, das 10h às 12h (quarta)

Em cada segmento, os produtos que obtiverem melhor pontuação, serão classificados em 1° (Primeiro), 2° (Segundo) e 3º (Terceiro) lugar, e receberão uma placa condecorativa correspondente. Havendo empate na classificação final, será ganhador aquele que apresentar o maior número de pontos no atributo sabor/paladar.

A Comissão Organizadora do Pavilhão da Agricultura Familiar é composta pela Seapdr, Emater/RS-Ascar, Fetag, Fetraf Sul, Via Campesina e Secretaria da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE