Expointer 2025 terá recorde de expositores no Pavilhão da Agricultura Familiar

O crescimento reforça o papel da agricultura familiar como motor econômico e social no Rio Grande do Sul.

Por Redação AU Publicado em 02/07/2025 20:15 - Atualizado em 02/07/2025 21:22

A 48ª edição da Expointer, que ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, contará com o maior número de expositores da história no Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF). Serão 456 empreendimentos presentes, superando os 413 registrados em 2024. O crescimento reforça o papel da agricultura familiar como motor econômico e social no Rio Grande do Sul.

Os empreendimentos inscritos representam 196 municípios gaúchos e refletem a diversidade produtiva do Estado. As inscrições, realizadas a partir da segunda quinzena de maio, demonstraram uma grande procura por parte dos agricultores, interessados em apresentar seus produtos e fortalecer seus negócios diante do público e do mercado.

Esta será a 27ª participação do PAF na Expointer, que em 2024 bateu recorde de vendas, com cerca de R$ 11 milhões, um aumento de 25% em relação ao ano anterior. O desempenho positivo impulsionou o interesse de novos participantes e consolidou o espaço como uma vitrine estratégica para os pequenos produtores.

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, destacou a importância do pavilhão. “A Expointer é a grande vitrine das nossas agroindústrias familiares no Rio Grande do Sul. Mais do que exposição, é a demonstração concreta de que o investimento do Estado nesse setor dá resultado”, afirmou. Covatti também ressaltou a qualidade e a diversidade dos produtos apresentados pelos agricultores.

Do total de 456 empreendimentos confirmados, 355 são agroindústrias familiares, o que corresponde a cerca de 78% do total. Também estarão presentes 70 estandes de artesanato — entre eles, oito de comunidades indígenas e dois de quilombolas — além de 31 estandes de flores, plantas e mudas. Destaque para a diversidade de perfis: 68 jovens de até 30 anos, 146 mulheres liderando empreendimentos e 70 estreantes na feira.

Entre os produtos que estarão à disposição do público estão queijos, embutidos, doces, cucas, mel, vinhos, licores, cachaças, pescados, frutas desidratadas, ovos, sucos, cervejas artesanais, entre outros itens oriundos do meio rural. A praça de alimentação contará com sete cozinhas comandadas diretamente por agroindústrias familiares, servindo pratos típicos da culinária gaúcha.

O artesanato trará peças produzidas a partir de matérias-primas tradicionais como lã, fibras vegetais, madeira, couro e porongos. Também haverá espaço para a cutelaria, com artigos ligados à identidade cultural do campo.

A organização do Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer 2025 é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e conta com o apoio da Fetag/RS, Fetraf/RS, Via Campesina, Emater/RS e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. A expectativa é de mais uma edição histórica para o setor.

Termos relacionados