5.107 ANIMAIS

Expointer 2025 premia excelência genética no julgamento de animais

Com mais de 5 mil inscritos, criadores disputam o reconhecimento máximo em suas raças

Por Redação Publicado em 31/08/2025 18:51 - Atualizado em 31/08/2025 21:50

O julgamento dos animais de argola é o ponto alto da Expointer para muitos criadores, que se preparam o ano todo para esse momento. Nesta edição, 5.107 animais foram inscritos por mais de mil criadores, disputando títulos em diversas categorias como bovinos, ovinos, equinos, caprinos, aves, coelhos e chinchilas.

Segundo o comissário-geral Pablo Charão, os animais são avaliados em três etapas: primeiro por categoria (idade e sexo), depois nas disputas por faixa etária (jovem, adulta, intermediária) e, por fim, no grande campeonato, que define o grande campeão de cada raça.

Da porteira ao Parque, de volta à porteira

Em apenas um dia e meio de Expointer, o criador André Machado Schmitz, de Alegrete, conquistou o grande campeonato com diversas raças de aves ornamentais, como Orpington Amarela, Sussex e Brahma. Embora classificadas como ornamentais, muitas dessas aves também têm aptidão para carne e postura. Schmitz destaca que os vencedores da feira são procurados para melhoramento genético em outros plantéis. 

Foto: Fernando Dias/Ascom Expointer

A preparação das aves é intensiva, compreendendo medidas sanitárias como vacinas obrigatórias, cuidados com parasitas, exames de salmonelose a cada quatro meses, análise microbiológica da água e biossegurança na granja “É como preparar um atleta, exige muita dedicação também. Fazemos um planejamento e seguimos os protocolos e regras de biossegurança, uma infinidade de cuidados para chegar até aqui”, conta André.