Expointer 2025: Emater/RS-Ascar ensina como ter sucesso na criação de peixes
Durante os nove dias de feira, extensionistas apresentam recomendações, tecnologias e cuidados essenciais para garantir uma produção eficiente e sustentável, tanto no inverno quanto no verão.
Quem visita a 48ª Expointer encontra na parcela temática da Piscicultura do Espaço da Emater/RS-Ascar um verdadeiro guia prático para quem já cria ou pensa em criar peixes na propriedade rural. Durante os nove dias de feira, extensionistas apresentam recomendações, tecnologias e cuidados essenciais para garantir uma produção eficiente e sustentável, tanto no inverno quanto no verão.
A extensionista rural Caroline Kolinski de Lima explica que são repassadas orientações sobre diversos pontos do manejo, como a qualidade da água, com opções de monitoramento e alternativas de manejo; a criação em policultivo de carpas e também o sistema de criação de tilapias; além de informações sobre outras espécies que interessarem aos visitantes. “Também vamos abordar a alevinagem, que é muito comum nesta época de primavera, com orientações sobre povoamento, densidade e práticas para garantir sucesso nessa fase inicial da produção”, detalha.

Entre os destaques práticos estão os modelos de aeradores, equipamentos fundamentais para oxigenar os viveiros. No local, os visitantes podem conhecer diferentes opções, esclarecer dúvidas sobre o uso e a necessidade do equipamento no seu sistema de criação. Outro tema tratado é a alimentação e o arraçoamento, fundamentais para o crescimento saudável dos peixes.
O espaço ainda oferece informações sobre a construção de viveiros, práticas de adubação e calagem, limpeza de açudes e demais cuidados que fazem a diferença no dia a dia da piscicultura. Os visitantes encontram também amostras de equipamentos básicos de manejo, como redes, calões e puçás, usados rotineiramente nos viveiros.
Outro ponto importante é a sanidade animal, com orientações sobre os principais problemas de saúde que afetam os peixes nos tanques, as doenças mais comuns e as formas de prevenção. Além disso, a Emater/RS-Ascar abre espaço para discutir alternativas de agroindustrialização do pescado e diferentes possibilidades de comercialização, ampliando os mercados para os produtores.
“Seja para o autoconsumo ou para a produção comercial, estamos à disposição para tirar dúvidas e oferecer orientações gerais, ajudando o agricultor a ter sucesso na piscicultura”, reforça Caroline Kolinski.
A parcela de Piscicultura pode ser conferida no Espaço da Emater/RS-Ascar, localizado na quadra 9 do Parque de Exposições Assis Brasil, ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar. Durante toda a feira, os extensionistas recebem os visitantes com informações técnicas, demonstrações tecnológicas e um bom chimarrão.