Expointer 2025: Emater/RS-Ascar ensina como ter sucesso na criação de peixes

Durante os nove dias de feira, extensionistas apresentam recomendações, tecnologias e cuidados essenciais para garantir uma produção eficiente e sustentável, tanto no inverno quanto no verão.

Por Redação VL Publicado em 04/09/2025 13:36 - Atualizado em 04/09/2025 13:38

Quem visita a 48ª Expointer encontra na parcela temática da Piscicultura do Espaço da Emater/RS-Ascar um verdadeiro guia prático para quem já cria ou pensa em criar peixes na propriedade rural. Durante os nove dias de feira, extensionistas apresentam recomendações, tecnologias e cuidados essenciais para garantir uma produção eficiente e sustentável, tanto no inverno quanto no verão.

A extensionista rural Caroline Kolinski de Lima explica que são repassadas orientações sobre diversos pontos do manejo, como a qualidade da água, com opções de monitoramento e alternativas de manejo; a criação em policultivo de carpas e também o sistema de criação de tilapias; além de informações sobre outras espécies que interessarem aos visitantes. “Também vamos abordar a alevinagem, que é muito comum nesta época de primavera, com orientações sobre povoamento, densidade e práticas para garantir sucesso nessa fase inicial da produção”, detalha.

Foto: Rejane Paludo

Entre os destaques práticos estão os modelos de aeradores, equipamentos fundamentais para oxigenar os viveiros. No local, os visitantes podem conhecer diferentes opções, esclarecer dúvidas sobre o uso e a necessidade do equipamento no seu sistema de criação. Outro tema tratado é a alimentação e o arraçoamento, fundamentais para o crescimento saudável dos peixes.

O espaço ainda oferece informações sobre a construção de viveiros, práticas de adubação e calagem, limpeza de açudes e demais cuidados que fazem a diferença no dia a dia da piscicultura. Os visitantes encontram também amostras de equipamentos básicos de manejo, como redes, calões e puçás, usados rotineiramente nos viveiros.

Outro ponto importante é a sanidade animal, com orientações sobre os principais problemas de saúde que afetam os peixes nos tanques, as doenças mais comuns e as formas de prevenção. Além disso, a Emater/RS-Ascar abre espaço para discutir alternativas de agroindustrialização do pescado e diferentes possibilidades de comercialização, ampliando os mercados para os produtores.

“Seja para o autoconsumo ou para a produção comercial, estamos à disposição para tirar dúvidas e oferecer orientações gerais, ajudando o agricultor a ter sucesso na piscicultura”, reforça Caroline Kolinski.

A parcela de Piscicultura pode ser conferida no Espaço da Emater/RS-Ascar, localizado na quadra 9 do Parque de Exposições Assis Brasil, ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar. Durante toda a feira, os extensionistas recebem os visitantes com informações técnicas, demonstrações tecnológicas e um bom chimarrão.