Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Expointer 2021 recebe 2.820 inscrições de animais de argola

O número de inscritos é maior que o do ano passado (1.019), mas não alcança os números da feira de 2019 (3.975), a última antes da pandemia do coronavírus

Governo RS
por  Governo RS
09/08/2021 19:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A 44ª Expointer, que ocorrerá entre 4 e 12 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, contará com a participação de 2.820 animais de argola (que vão a julgamento). O número de inscritos é maior que o do ano passado (1.019), mas não alcança os números da feira de 2019 (3.975), a última antes da pandemia do coronavírus. As associações de criadores têm ainda até 18 de agosto para inscrever bovinos rústicos e equinos destinados exclusivamente a provas e leilões.

Foto: Fernando Dias/Ascom Seapdr

Para a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, a adesão dos criadores de animais demonstra a força e a organização deste setor. "Esta presença reflete o otimismo dos expositores que poderão fazer os julgamentos de seus animais e gerar negócios, dentro deste grande palco que é a Expointer", afirma.

O destaque ficou por conta da participação dos ovinos. Serão 14 raças e mais algumas de suas variedades naturalmente coloridas. Ao todo, 810 ovinos foram inscritos na exposição. O número supera o de 2019 (782).

Bovinos de corte serão 15 raças, com destaque para Maine Anjou, que retorna ao parque depois de algum tempo ausente, e a estreia da raça Murray Grey. Ao todo, 436 bovinos de corte participarão dos julgamentos.

Quanto aos zebuínos, com 73 inscritos de seis raças, ocorrerá o retorno do Gir dupla aptidão, que estava ausente há quase uma década. Nos bovinos mistos há três raças inscritas, chegando a cem animais. Os bovinos de leite, com quatro raças, serão 332.

Nos equinos serão nove raças, com destaque para o Percheron, que está aumentando sua participação com 19 animais inscritos. Ao todo, participarão 607 equinos. Caprinos somaram 47, enquanto que pequenos animais (aves, pássaros, coelhos e chinchilas) serão 407.

Segundo o médico veterinário e chefe do Serviço de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, Paulo Coelho de Souza, as inscrições superaram as expectativas, por ser uma Expointer de retomada e em um momento que ainda inspira cuidados em relação à pandemia de Covid-19. "Não alcançamos ainda os patamares de anos anteriores, mas isso era o esperado", afirma.

Os animais poderão ser vistos em mais de 20 pistas para julgamentos e leilões. No dia 10 de setembro pela manhã, haverá o tradicional desfile dos campeões.

Quadro comparativo de inscritos em 2019, 2020 e 2021:

Animais argola Expointer2021


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE