Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Excesso de consultas por serviço de “dinheiro esquecido” derruba site do BC

O Registrato pode ser acessado pelo site do BC e a consulta é gratuita.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
25/01/2022 14:02 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Banco Central (BC) disponibilizou nova funcionalidade no Registrato, sistema que reúne informações do consumidor junto ao sistema financeiro, como contas abertas e crédito tomado. Agora, o interessado poderá ver também os valores a receber de bancos e solicitar o pagamento por meio da ferramenta. O BC estima que há cerca de R$ 8 bilhões em valores a receber.

Divulgação /Contábeis

O site do Banco Central ficou indisponível desde o início da manhã desta terça-feira, 25. O BC afirmou que a indisponibilidade se deve ao excesso de consultas no sistema Valores a Receber (SVR). Os valores podem ser de recursos remanescentes de contas que foram fechadas ou restituição de cobranças indevidas, por exemplo. O Registrato pode ser acessado pelo site do BC e a consulta é gratuita.

Caso tenha dinheiro a ser devolvido, o usuário poderá solicitar diretamente via Pix na conta indicada pelo beneficiário no Registrato, no caso de instituições financeiras que disponibilizam a opção. O beneficiário poderá também informar seus dados de contato no sistema e o meio de transferência será informado pela instituição.

Nesta primeira fase do serviço, são cerca de R$ 3,9 bilhões a serem devolvidos de contas encerradas com saldo disponível, tarifas e parcelas de cobradas indevidamente (previstas em termo de compromisso com o BC), cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito e recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE