Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Ex-militar gaúcho morre em bombardeio russo na Ucrânia

É o segundo combatente gaúcho a morrer na guerra ucraniana.

O Sul
por  O Sul
03/07/2022 10:34 – atualizado há 12 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A família de um gaúcho que havia se alistado para lutar na guerra da Ucrânia foi informada neste sábado (2) que ele foi morto em um bombardeio russo na região de Kharkiv.

Rodrigues Búrigo, 40 anos, que serviu ao Exército brasileiro por quatro anos e viajou para a Europa, onde lutou ao lado dos militares ucranianos. Ele deixa um filha de 15 anos.

Reprodução

Búrigo postou registros do campo de batalha em sua conta no Instagram. Na última postagem, feita há duas semanas, falava de “aproveitar cada momento”.

A morte ainda não foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, mas foi informada a um portal brasileiro pelo pai do combatente, Pedro Elson Vieira Búrigo.

“Quase todo dia a gente se comunicava. Ele estava com o telefone, comprou um chip europeu e falava todo dia”, disse o pai. “Ele foi, a princípio, para serviço humanitário. A ideia dele era chegar lá e fazer serviço humanitário. Era o sonho dele ajudar, mas acho que depois deu errado e foi direto para a linha de frente, e o mais errado aconteceu”, completou.

Segundo a família, Búrigo deixou São José dos Ausentes, no interior gaúcho, em março, foi de ônibus para São Paulo e pegou um avião para a Polônia, de onde atravessou a fronteira para o país em guerra e se alistou.

Segundo caso

É o segundo combatente gaúcho a morrer na guerra ucraniana.

O Ministério das Relações Exteriores confirmou em 9 de junho que o também gaúcho André Luis Hack Bahi, de 44 anos, que estava na guerra na Ucrânia, havia morrido em combate no país europeu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE