Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Eventos promovidos pela UFFS abordarão ciência, tecnologia e sustentabilidade ambiental

As inscrições são gratuitas e os eventos serão realizados no formato remoto

assessoria UFFS
por  assessoria UFFS
09/11/2020 17:35 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) da UFFS - Campus Erechim promove, entre os dias 30 de novembro e dois de dezembro, a sétima edição do Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental e a terceira edição do Encontro Multidisciplinar em Ciências Ambientais da Fronteira Sul. Com o tema “Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade Ambiental”, os eventos têm como objetivo difundir o conhecimento nessas áreas por meio da divulgação de estudos teóricos e práticos, além de promover o debate multidisciplinar e permitir a interação entre acadêmicos, professores e profissionais autônomos de diferentes regiões do Brasil.

Devido ao contexto de isolamento social necessário durante a pandemia da Covid-19, neste ano os eventos ocorrerão no formato on-line. A programação conta com palestras, minicursos e mesa-redonda, com destaque para a palestra de abertura “Há poucas Mulheres na Ciência? Por quê? Para que mais?”. Para discutir sobre a presença de mulheres no campo científico, foi convidada a professora Dr. Carolina Brito, que é pesquisadora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenadora do projeto "Meninas na Ciência" e apresentadora e produtora do podcast de divulgação científica "Fronteiras da Ciência".

As inscrições para ouvintes devem ser feitas até o dia 30 de novembro no site do evento https://ppgctauffs.wixsite.com/simposio. Para submissão de trabalhos, o prazo é 15 de novembro. Ambas são gratuitas. Serão aceitas as inscrições de trabalhos com resultados e projetos.

1) Trabalhos com resultados: trabalhos científicos com introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussão e considerações finais. A apresentação poderá ser realizada por vídeo gravado ou infográfico. Os trabalhos aprovados nesta categoria serão publicados nos anais do evento.

2) Projetos: projetos de estudos científicos relacionados com a área de ciências ambientais. O resumo deve conter uma breve introdução com o problema da pesquisa, os objetivos, a metodologia e os resultados esperados. Os resumos submetidos nesta categoria não serão publicados nos anais do evento, mas os apresentadores terão direito a certificado de apresentação. Todos os projetos serão apresentados no formato infográfico.

Os eventos são direcionados a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais autônimos vinculados às Ciências Ambientais, servidores de instituições de educação superior, e público em geral interessado na temática. A programação, as normas completas para submissão e apresentação de trabalhos, bem como mais informações sobre o evento estão disponíveis no site acima. Acesse também o Instagram do evento (@ppgcta_uffs).

Divulgação

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

30 de novembro

14h – Minicurso 1 “Programa Compu Eye, Leaf & Symptom Area aplicado às Ciências Ambientais”, com o engenheiro Alessandro Ulrich (PPGCTA-UFFS) e a Me. Tássia Carla Confortin (PPGEA-UFSM)

14h – Minicurso 2 “Sistemas agroecológicos: da teoria à prática”, com a administradora Carla Rodrigues Dal Prá Suliani (PPGCTA-UFFS)

18h50 – Abertura do evento

19h – Palestra “Há poucas Mulheres na Ciência? Por quê? Para que mais?”, com a Prof. Dra. Carolina Brito (UFRGS)

20h15 – Palestra de abertura “A ciência e a formação de recursos humanos: caminhos para o desenvolvimento sustentável”, com o Prof. Dr. Alan Carlos Costa (IF-Goiano)

1º de dezembro

14h – Minicurso 3 “Comandos básicos de AutoCAD”, com a engenheira Giovana Pelisser (PPGCTA-UFFS)

14h – Minicurso 4 “Redes de correlação: um tutorial utilizando o aplicativo Metscape na plataforma Cytoscape”, com o Me. Bruno Freire (PPGBioquimica-UFC)

14h – Minicurso 5 “Resistência de fungos a fungicidas: mecanismos e implicações”, com o Me. Deivid Sacon (PPG/Fitopatologia-UFV)

18h30 – Palestra “Do plástico ao microplástico: uma ameaça onipresente”, com a Prof. Dra. Andreia Neves Fernandes (UFRGS)

19h45 – Palestra “Fitorremediação como inovação tecnológica na diminuição de resíduos de herbicidas no ambiente”, com o Prof. Dr. José Barbosa dos Santos (UFVJM)

2 de dezembro

14h – Minicurso 6 “Utilização do Software Safira para análise do sistema radicular”, com o Me. Thales Caetano de Oliveira (PPGCA AGRO/IF-Goiano)

14h – Minicurso 7 “Projeto de rede de abastecimento de água para loteamento utilizando o Software Epanet 2.0”, com a engenheira Rúbia Passaglia (PPGCTA-UFFS)

14h – Minicurso 8 “Princípios de Análises Univariadas e Multivariadas e Utilização do MetaboAnalyst plataforma web”, com Me. Silvio Alencar Cândido Sobrinho (PPGCM-UFC)

18h30 – Mesa-redonda “Migração da matriz energética e o impacto dos biocombustíveis” com o Prof. Dr. Airton Kunz (Embrapa), Prof. Dr. José Dilcio Rocha (Embrapa), Prof. Dra. Suelen Paesi (UCS) e Prof. Dra. Sarita Cândida Rabelo (UNESP).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE