Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Evento inédito no RS reúne profissionais de Paisagismo e Turismo Rural

O evento busca qualificar a região e receberá participantes de todo o Estado para consolidar e ampliar o trabalho com Paisagismo e Turismo Rural.

Assessoria Emater/Marcela Buzatto
por  Assessoria Emater/Marcela Buzatto
16/10/2023 18:07 – atualizado há 51 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Acontece nesta semana (17 a 19/10) o 1º Fórum Gaúcho de Paisagismo e Turismo Rural. O evento, que será sediado em Ametista do Sul, é uma promoção da Emater/RS-Ascar, através do Escritório Regional de Frederico Westphalen, Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur), Prefeitura de Ametista do Sul, Associação de Desenvolvimento do Turismo de Ametista do Sul (ADTA) e da Associação de Turismo Águas e Pedras do Médio Alto Uruguai (Atap), com apoio da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), Sicredi Conexão e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). A cerimônia de abertura oficial do Fórum acontece no final da tarde desta terça-feira (17/10), na Vinícola Ametista, com a presença de autoridades e lideranças de todo o Estado.

O evento busca qualificar a região e receberá participantes de todo o Estado para consolidar e ampliar o trabalho com Paisagismo e Turismo Rural. “A Emater/RS, ao longo dos anos, vem trabalhando com o tema do paisagismo, da organização das propriedades rurais e também do turismo. Aqui no Norte do Estado nós preparamos esse grande evento para poder coroar esse trabalho que a região vem desenvolvendo, unindo, dessa forma, o meio rural, o meio urbano e as iniciativas de turismo que crescem a cada dia. Nesse evento, os participantes poderão conhecer mais sobre esse trabalho e se qualificar e capacitar com os painéis apresentados por paisagistas renomados de todo o país, além de conhecer as oportunidades e os exemplos de turismo do nosso Estado”, afirmou o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Luciano Schwerz.

O Fórum conta com a participação de renomados paisagistas brasileiros e profissionais da área, como Toni Backes (Nova Petrópolis), José Francisco Benetti (Canela), Augusto Aki (Belo Horizonte/MG), Vanessa Zechin (Porto Alegre), Luciano Soares (Urubici/SC), entre outros especialistas. A programação pode ser acessada nos perfis da Emater/RS-Ascar nas redes sociais.

Segundo os organizadores, o Fórum é uma oportunidade de fomento ao turismo regional e à economia das famílias e empreendimentos turísticos. “O evento é mais uma oportunidade de conversar com a região, levando informações e qualificação para a comunidade em geral. É um evento destinado a paisagistas, jardineiros, arquitetos, empreendedores urbanos e rurais e agricultores que desejam melhorar sua propriedade e investir no turismo rural. Precisamos pensar na qualidade dos ambientes, seja no trabalho ou no ambiente familiar, nas propriedades rurais. Tudo isso traz saúde e autoestima. É uma alegria poder contar com entidades parceiras de peso e que, através dessa ação, estão emprenhadas em transformar e valorizar as paisagens da região”, comentou a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer.

Paralelo ao evento, acontece a Mostra Arte e Jardim e Feira das Agroindústrias, nos dias 18 e 19, uma oportunidade para as agroindústrias divulgarem e comercializarem produtos, além de possibilitar aos empreendimentos rurais o conhecimento sobre turismo rural, uma alternativa para as propriedades rurais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE