Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Evento homenageia as famílias negras de Erechim e a etnia afro-brasileira

Presidente Ale Dal Zotto, vereadores Ana Oliveira, Romildo Protetor, Sandra Picoli e Serginho Bento prestigiaram o evento.

Giuliano Olivar/Assessoria
por  Giuliano Olivar/Assessoria
18/05/2022 14:31 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Reconhecer, respeitar, preservar e perpetuar as origens das famílias negras que colaboraram com a cultura, a economia e a sociedade de Erechim como um todo. Com este intuito, foi realizada no dia 13 de maio – Dia da Abolição da Escravidão no Brasil – uma homenagem às famílias fundadoras do antigo Clube 13 de Maio, cujo local onde se instalou a sede de 1949 a 1992, nas proximidades do Bairro São Cristóvão, atualmente abriga o Sindicato dos Municipários de Erechim (SIME). 

A atividade teve organização do Movimento Negro de Erechim (MENE), juntamente com o SIME e os gabinetes do presidente Ale Dal Zotto (PSB) e da vereadora Ana Oliveira (MDB). Os vereadores Romildo Protetor (MDB), Sandra Picoli (PCdoB) e Serginho Bento (PT) também prestigiaram o evento.

A atividade contou com apresentações artísticas e degustação de culinária típica da cultura afro no Brasil, além de homenagens e o descerramento de uma placa que formaliza o tributo às famílias – tudo em meio a muita emoção. Em seu discurso, Ana exaltou o papel que o Clube 13 de Maio teve no desenvolvimento do município. “Trata-se de uma entidade que representa muito mais que a história do nosso passado, da presença da etnia afro-brasileira na formação de Erechim. Ela representa a história de luta do povo negro, as mãos de muitos que auxiliaram a cidade a se desenvolver, a crescer, avançar e prosperar”, destacou a vereadora.

Já Dal Zotto rememorou a importância de se refletir sobre a data e sobre a necessidade de valorizar a contribuição dos negros na formação da sociedade. “Estas pessoas foram tratadas de maneira cruel e desumana durante muito tempo, e muitos reflexos socioeconômicos são vivenciados pela população negra até hoje. É preciso dar o devido destaque à relevância dos negros na evolução social, cultural e econômica de Erechim, reiterando valores como respeito, reconhecimento, igualdade e pertencimento”, refletiu o presidente.

Representando o MENE, a presidente Monique Rosset enfatizou a importância do Clube 13 de Maio na construção da identidade do povo negro erechinense, trazendo como legado a resistência, a inclusão e a representatividade que hoje a etnia tem na cidade e na região do Alto Uruguai. Por sua vez, o presidente do SIME, Sidnei do Prado, relembrou o caráter fraterno, festivo e de harmonia entre as pessoas que permeou o Clube 13 de Maio durante toda sua existência, além de agradecer a cedência do terreno do antigo clube para construção do sindicato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE