Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Estudo mostra que Brasil pode ter até 30 mil casos de coronavírus até o dia 1.º de abril

O Instituto Pensi trabalha com pesquisa e ensino em saúde infantil, do Hospital Infantil Sabará.

Gazeta do Povo
por  Gazeta do Povo
13/03/2020 22:23 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A projeção, realizada com base no avanço do coronavírus em outros países, mostra que o Brasil poderá atingir mais de 4 mil casos em 15 dias e pelo menos 30 mil em 21 dias a partir da última quarta-feira (11), dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia do covid-19 e quando o país registrou 50 infectados. O Instituto Pensi trabalha com pesquisa e ensino em saúde infantil, do Hospital Infantil Sabará.

O Brasil tem 98 casos oficialmente confirmados até esta sexta-feira (12), segundo o Ministério da Saúde – o número, contudo, já passa de 100, pois há a confirmação de pacientes infectados que ainda não foram contabilizados.

O estudo teve foco na velocidade com que a doença gera pacientes graves, levando os sistemas de saúde a receber uma demanda muito acima da capacidade, o que pode dificultar o atendimento adequado. A base de comparação é o padrão de disseminação viral.

A pesquisa diz que a dinâmica da evolução da epidemia de coronavírus na Coreia do Sul, Itália e Irã – países com maior número de infectados – foi “surpreendentemente semelhante” após o registro do 50.º caso.

A evolução da doença na França, Alemanha e Espanha segue o mesmo padrão em relação aos outros três países analisados.

O novo vírus tem capacidade de decuplicar – ou seja, multiplicar o número de casos por 10 – a cada 7,2 dias, em média.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE