Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Estudantes tem vivência sobre alimentação saudável

A Sala de Educação Nutricional é um projeto piloto que foi implantado na EMEI Barão do Rio Branco.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
13/09/2022 09:59 – atualizado há 9 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Com o intuito de melhorar a aceitação das crianças com alimentos in natura ou minimamente processados, surgiu a Sala de Educação Nutricional na Escola Municipal de Educação Infantil Barão do Rio Branco. O projeto piloto iniciou no mês de agosto e já colhe resultados positivos na Alimentação Escolar, é o que conta a nutricionista, Raieli Segalla. “As crianças interagem, gostam e querem falar e entender sobre os alimentos. Já percebemos que melhorou muito a aceitação do lanche, em alimentos como feijão, arroz e legumes”, comenta a nutricionista.

A iniciativa surgiu com conversas e explicações sobre os alimentos no próprio refeitório, mas ao perceber o interesse e a facilidade de compreensão que isso gerava, ganhou um espaço próprio – uma sala que foi projetada para a aplicação de práticas de educação nutricional, com materiais educativos confeccionados pelas estagiárias, como jogo da memória, dominó, trilha com alimentos, semáforo da alimentação saudável, histórias com fantoches, caixa dos sentidos, prato saudável, entre outros. Todos os mais de 500 estudantes da EMEI Barão do Rio Branco já passaram pelo projeto que deve ser ampliado a partir de agora.

“Nossa ideia é ir até outras escolas ou trazer turmas até aqui, conforme a avaliação da necessidade disso. Por exemplo, se tivermos através do Programa Saúde na Escola (PSE), a identificação de uma turminha que tenha estudantes com sobrepeso, então vamos trazer eles aqui pra fazer o trabalho de educação nutricional, porque a ideia é mostrar a vivência, simular uma feirinha e pra eles entenderem a importância da boa alimentação em um espaço aconchegante”, explica a estagiaria do projeto, estudante de nutrição, Bruna Diolindo.

A Sala de Educação Nutricional é focada ao público infantil, como uma forma de incentivar a alimentação saudável na infância, na fase pré-escolar e escolar, para que as crianças criarem os hábitos mais saudáveis. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação também conta com uma parceria com o curso de Nutrição da URI Erechim, podendo identificar estudantes que tenham uma necessidade especial de atenção e atividades individualizadas.

Com o aumento de mais de 50% de investimentos nos últimos três anos, a secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipsch, comenta que o projeto piloto da Escola Barão do Rio Branco vem a encontro do processo de organização e de investimentos de alimentos da agricultura familiar. “Nossos estudantes conseguem nesse novo espaço, aprender de forma lúdica, assimilar melhor as informações sobre os alimentos e aceitar melhor a alimentação escolar”, pontua a secretária.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE