Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul visitam associações de recicladores

Na visita, os estudantes puderam conhecer a realidade do trabalho dos recicladores, e entender como funciona a Coleta Seletiva do município

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
08/02/2023 11:13 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última semana, estudantes do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul, acompanhados pelo professor Eduardo Pavan Korf e por servidoras da Secretaria de Meio Ambiente, visitaram duas associações de recicladores do município. A Associação de Recicladores Filhos da Natureza (ARFIN) e Associação de Catadores de Material Reciclável Unidos Venceremos. Ambas associações se localizam no Bairro Presidente Vargas, e recebem diariamente os materiais oriundos da Coleta Seletiva.

Na visita, os estudantes puderam conhecer a realidade do trabalho dos recicladores, e entender como funciona a Coleta Seletiva do município, desde o momento do recolhimento do lixo nas ruas, até a chegada nas associações, triagem dos materiais e processos de venda e partilha entre os associados. Além disso, foi destacada a importância da separação correta do lixo, em seco e orgânico, já que os resíduos produzidos pela população geram renda para os recicladores.

Atualmente existem sete associações de recicladores, que recebem todo lixo seco, proveniente da coleta domiciliar, realizam a triagem e a venda do material reciclável. "São em torno de 127 recicladores e 80 famílias que sobrevivem diretamente da reciclagem do lixo seco. Por isso, é importante que a comunidade participe da coleta seletiva e de toda ação que contribua para uma melhor sustentabilidade da cidade”, comenta a secretária adjunta de Meio Ambiente, Carla Orso.

Ainda, no portal da Secretaria de Meio Ambiente, existe uma aba que aproxima a comunidade das associações de recicladores. Para saber outras informações acesse http://portal.sysnova.com.br/Index.aspx?pmid=186.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE